O novo sorteio do Minha Casa Minha Vida, programa de habitação do governo, vai acontecer no próximo dia 30 de julho, segundo a prefeitura de Salvador. Essa seleção tem como objetivo complementar as vagas do cadastro reserva para os empreendimentos da cidade.
Os empreendimento que ainda possuem vagas são: Sol Nascente I, II e III, em Barro Duro; Franco Gilbert, em Boca da Mata; e Vivendas do Mar, em São Tomé de Paripe.
O edital foi publicado no Diário Oficial do Município na sexta-feira (17). Segundo informações da Secretaria de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), para participar do sorteio eletrônico, o candidato precisa ter atualizado o seu cadastro nos últimos dois anos.
Essa atualização ou inscrição terão o prazo de até 29 de julho para ser feitas pelo site do programa.
No endereço eletrônico, o candidato também pode consultar o edital completo com mais detalhes sobre a documentação que precisa, os critérios de participação, o número de vagas, e as condições do sorteio por conta da pandemia.
Sobre o sorteio do Minha Casa Minha Vida
O programa Minha Casa Minha Vida foi criado no ano de 2009, para subsidiar a casa própria para famílias de baixa renda e oferecer condições atrativas de financiamento para as moradias populares.
Atualmente, para ter acesso aos imóveis do programa existem duas formas: a de financiamento e a de sorteio.
A modalidade de sorteio é realizada para as famílias que têm renda mensal de até R$1.800.
Esse grupo deve ter realizado uma inscrição na prefeitura ou entidade organizadora. Após isso é preciso aguardar ser chamado.
Já o financiamento dividido por faixas de renda familiar, que determinam valor e a origem do subsídio para o financiamento. Assim como os pré-requisitos para participar do programa.
Por meio dessas faixas também são decididos os juros e as condições de financiamento para cada família.
Para a faixa 1 o candidato tem que ter até R$ 1.800 de renda familiar bruta. Isso permite que o governo pague 90% do valor do imóvel e os 10% são pagos pelos beneficiários.