Nubank, PicPay e mais 2 fintechs que cometeram falhas em seu sistema

O Nubank, PicPay e outras fintechs tiveram falhas de segurança escancaradas pelo pesquisador de segurança digital Heitor Gouvêa, que mostrou detalhes dos dados pessoais dos usuários. 

Nubank e mais 3 fintechs que cometeram falhas em seu sistema
Nubank, PicPay e mais 2 fintechs que cometeram falhas em seu sistema (Foto: Google)

Nesta quarta-feira (8), os clientes Nubank retrataram que os seus dados como número de conta, CPF e nome completo, foram vazadas e poderiam ser encontrados nos sites de busca.

Além dessa questão, os clientes do PicPay e Nubank que fizeram pagamento dos boletos por meio da Caixa TEM alegaram que uma parte do dinheiro tinha desaparecido de suas contas digitais no banco. 

Porém, de acordo com o Nubank, este erro ocorreu devido a uma falha no sistema da própria Caixa Econômica.

Mesmo com os erros já tenham sido consertados, os danos que foram causados à imagem da companhia não serão corrigidos tão fácil assim.

O PicPay informou que uma boa parte das transações não estavam sendo concluídas por conta da instabilidade que estava acontecendo no sistema da Caixa, que é de onde são transferidos os pagamentos.

Além do Nubank e PicPay, que são os casos mais recentes de falhas no sistema, outras fintechs também passaram por essa situação.

Em meados de 2018, o pesquisador de segurança cibernética, Rodrigo Laneth, descobriu e divulgou que os clientes do banco Neon tiveram seus dados sigilosos vazados após hackers invadirem a rede do Wifi.

No ano passado, 2019, foi a vez do Banco Inter causar problemas com seus usuários. Na época, esta que é uma das maiores fintechs do país, teve uma falha no seu sistema em que zerou as contas correntes dos seus clientes. 

Todas as questões foram resolvidas no mesmo ano. No caso do auxílio emergencial, situação mais recente, também foi dito que os valores serão estornados aos usuários. 

Como transferir o dinheiro para o Nubank, PicPay e mais?

  1. Entre no aplicativo Caixa Tem e selecione a opção “Transferir dinheiro”, que fica no menu principal;
  2. Ao clicar será aberto um chat automático para fazer a transação;
  3.  Escolha se deseja digitar o número da agência e conta, ler um QR Code com as informações bancárias ou usar dados já salvos;
  4. Escolha o banco desejado entre as opções da lista. Depois, digite o número da agência e envie a mensagem;
  5. Escreva o número da conta e depois informe o dígito, quando for solicitado no chat;
  6. Escolha o tipo de conta de destino e digite o número do CPF do destinatário;
  7. Digite o nome da pessoa e envie na conversa. Depois, digite o valor que será transferido;
  8. Confirme o prazo de envio e confira os dados da transferência. Caso esteja tudo correto, toque em “Sim”;
  9. Depois digite sua senha de acesso ao aplicativo Caixa Tem e avance. Pronto. O dinheiro foi transferido;
  10. Clique em “Comprovante” para receber o documento no chat. Abra o item e toque no ícone de compartilhamento para salvar no celular ou para enviar para um contato.