Aumento de IPTU confirmado em 4 cidades brasileiras com cobrança em dezembro é confirmada

VITóRIA DA CONQUISTA, BA — O aumento do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) foi confirmado em várias cidades brasileiras, com a possíveis cobrança do novo valor já no mês de dezembro. O ajuste nos valores do imposto municipal, pode variar de acordo com as políticas fiscais de cada município, mas é comum que os reajustes ocorram anualmente com base na inflação e outros fatores econômicos.

Aumento de IPTU confirmado em 4 cidades brasileiras com cobrança em
dezembro é confirmada
(Imagem: Geração/FDR)

O Imposto Predial e Territorial Urbano é um tributo cobrado de proprietários de imóveis urbanos. Assim a cobrança é uma responsabilidade dos munciípios, assim o que significa que o valor do IPTU pode variar significativamente de uma cidade para outra, dependendo da legislação local. Portanto o aumento do IPTU precisa ser conferido.

Independende do município, os valores arrecadados são usados para financiar diversos serviços públicos, como educação, saúde, e infraestrutura., afirma o blog Pag Bank.

Esse aumento já foi confirmado por diversas prefeituras, impactando diretamente os contribuintes que devem se preparar para o pagamento no fim deste ano.

Aumento do IPTU

Cidade

Status

Detalhes do Aumento (limite ou média)

São Paulo (SP) (Proposta)

Projeto de Lei enviado à Câmara Municipal para atualização da PGV.

Limite máximo de aumento de 10% para imóveis residenciais e 15% para imóveis comerciais. A proposta também prevê a ampliação das faixas de isenção.

São José do Rio Preto (SP)

Aprovado pela Câmara Municipal (em setembro de 2025).

Previsão de aumento de até 20% sobre o valor cobrado no ano anterior, com base na nova PGV.

São José dos Campos (SP)

Aprovado pela Câmara Municipal (em setembro de 2025) por meio da revisão da PGV.

O reajuste pode ser de até 50% (aplicado de forma escalonada entre 2026 e 2027), com impacto real variando geralmente entre 20% e 50% dependendo do tipo e tamanho do imóvel.

Marília (SP)

Projeto de lei complementar que atualiza o Código Tributário e a base de cálculo do IPTU para 2026 a 2028 aprovado pela Câmara Municipal (em setembro de 2025).

O prefeito nega aumento generalizado, afirmando que a atualização gerará reduções, manutenções e correções pontuais, sendo uma consequência obrigatória da atualização da PGV (Planta Genérica de Valores) após 14 anos sem revisão.

Então, para mais informações sobre o cálculo do IPTU e a forma como os reajustes são aplicados, é importante consultar a prefeitura de sua cidade.

Jamille NovaesJamille Novaes
Formada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), a produção de texto sempre foi sua paixão. Já atuou como professora e revisora textual, mas foi na redação do FDR que se encontrou como profissional. Possui curso de UX Writing para Transformação Digital, Comunicação Digital e Data Jornalismo: Conceitos Introdutórios; e de Produção de Conteúdos Digitais.