Não caia em golpes! Devolução dos descontos indevidos serão feita pelo Meu INSS; saiba mais

VITóRIA DA CONQUISTA, BA — O presidente do Instituto Nacional do seguro Social confirmou a devolução dos descontos indevidos. Porém, alerta os segurados sobre os golpes, o ressarcimento será feito pelo Meu INSS. Descubra quando você pode receber seu dinheiro de volta.

A partir desta terça-feira, 13/5, 9 milhões de aposentados e pensionistas vão receber uma notificação pelo Meu INSS. Assim eles ficarão sabendo sobre a devolução dos descontos indevidos. Já no dia seguinte o segurado deverá informar ao INSS se autorizaram ou não os descontos.

O Instituto Nacional do Seguro Social alerta os aposentados e pensionistas que não caiam em golpe.

Devolução dos descontos indevidos serão feita pelo Meu INSS

  • A devolução foi confirmada pelo presidente do INSS, Gilberto Waller, durante participação no programa A Voz do Brasil. De acordo com ele, as notificações serão apenas pelo app Meu INSS.
  • “Ontem nós já disparamos 27 milhões de notificações, única e exclusivamente pelo canal Meu INSS. É ali que ele vai ter o canal de comunicação oficial do INSS. Por isso, a preocupação de não clicar em link nenhum, não abrir e-mail. Não abra de SMS”, explicou o ministro.
  • Quem não tem acesso ao app pode usar a central 135, assim o próprio segurado entra em contato com o órgão e descobre se tem desconto indevido.

Devolução dos valores

De acordo com o INSS, o órgão planeja a devolução dos descontos indevidos feitos entre março de 2020 e março de 2025. Os valores retirados sem autorização em abril deste ano serão devolvidos neste mês de maio.

“Logo que [o beneficiário] clicar na questão do ressarcimento, na questão das associações, vai aparecer para ele quais são os vínculos que ele teve e eventualmente desconto, para ele informar se ele reconhece ou não. Ele não reconhecendo, não precisa juntar qualquer documento, o INSS vai cobrar para você, para que a instituição que informou que você é associado, para que junte a documentação comprobatória, qual seja o vínculo com a associação, a autorização para desconto e cópia do documento. Se ele não juntar esse documento, ele tem 15 dias úteis para poder fazer o pagamento”, explicou o presidente do INSS.

As associações são obrigadas a devolverem os valores descontados de forma irregular, caso não realizem serão encaminhadas para a Advocacia-Geral da União.

De acordo com Marina Costa, especialista do FDR, a devolução começa no dia 26 de maio.

Jamille NovaesJamille Novaes
Formada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), a produção de texto sempre foi sua paixão. Já atuou como professora e revisora textual, mas foi na redação do FDR que se encontrou como profissional. Possui curso de UX Writing para Transformação Digital, Comunicação Digital e Data Jornalismo: Conceitos Introdutórios; e de Produção de Conteúdos Digitais.