VITóRIA DA CONQUISTA, BA — O Ministério da Educação divulgou as datas de inscrição e provas o ENEM 2025. Assim os estudantes já podem se preparar pensando em quando farão o exame. Antes disso o MEC deve divulgar a lista de participantes isentos. Confira o cronograma completo desta edição.

Imagem: FDR
Daqui a algumas semanas o MEC dá início a mais uma etapa do Exame Nacional do Ensino Médio deste ano. A confirmação foi feita pelo Ministério após divulgar as datas de inscrição e provas do ENEM 2025. Assim você já pode marcar na sua agenda o mais um compromisso no mês de novembro.
Com a nota do ENEM os candidatos decidem em qual programa desejam concorrer e assim podem conquistar uma vaga no ensino superior.
Datas do ENEM 2025
Confira as datas divulgadas pelo MEC para esta edição do exame:
- Divulgação do edital: Maio de 2025 (próximos dias)
- Solicitação de isenção e justificativa de ausência: 14 a 25 de abril de 2025
- Resultado da isenção/justificativa de ausência: 12 de maio de 2025
- Período de recursos: 12 a 16 de maio de 2025
- Resultado dos recursos: 22 de maio de 2025
- Período de inscrições: 26 de maio a 6 de junho de 2025
- Pagamento da taxa de inscrição: Entre maio e julho de 2025
- Aplicação das provas: 9 e 16 de novembro de 2025
Recursos contra o resultado dos pedidos de isenção e justificativa de ausência
A lista de estudantes que tiveram direito à isenção ou a justificativa de ausência foi aceita foi divulgada nessa segunda-feira, 12. Assim, até a próxima sexta-feira, 16/05, os estudantes poderão, através da Página do Participante, entrar com recurso contra o resultado e assim talvez conseguirem a isenção.
No caso da justificativa de ausência é necessário apresentar documentos que justifiquem a ausência, são aceitos, por exemplo:
- Assalto/furto – Boletim de Ocorrência Policial legível, com nome completo, CPF ou RG do participante envolvido, com o relato do assalto/furto ocorrido antes das 13h (horário de Brasília) no dia 3 ou 10 de novembro de 2024 ou 10 ou 11 de dezembro de 2024 para os participantes da reaplicação das provas.
- Acidente de trânsito – Boletim de Ocorrência Policial legível, com nome completo, CPF ou RG do participante envolvido, com o relato do acidente de trânsito ocorrido antes das 13h (horário de Brasília) em um dos dias 3 ou 10 de novembro de 2024 ou 10 ou 11 de dezembro de 2024 para os participantes da reaplicação das provas.
- Casamento/união estável – Certidão de Casamento ou Contrato de União Estável legível ocorrido entre os dias 3 e 10 de novembro de 2024 ou 10 e 11 de dezembro de 2024 para os participantes da reaplicação das provas, com nome completo do participante.
- Morte na família – Certidão de Óbito ocorrido entre os dias 3 e 10 de novembro de 2024 ou 10 e 11 de dezembro de 2024 para os participantes da reaplicação das provas, do cônjuge ou companheiro, pai, mãe, ou responsável legal, avô, avó, irmão, filho ou enteado, com documentação que comprove o parentesco.
- Maternidade ou Paternidade – Certidão de Nascimento ou de adoção legível que contemple os dias 3 ou 10 de novembro de 2024 ou 10 ou 11 de dezembro de 2024 para os participantes da reaplicação das provas, em que conste o nome completo da participante.
Como usar a nota do Enem 2025?
Sisu
- O Sistema de Seleção Unifica seleciona estudantes para cursos em universidades públicas e institutos federais.
- Os estudantes que tiraram nota maior que zero podem concorrer às vagas.
Prouni
- Já o Programa Universidade para Todos oferece bolsas de estudos totais (100%) ou parciais (50%) em cursos de graduação de instituições de ensino superior privadas.
- Nesse caso os candidatos devem ter, pelo menos, 450 pontos de média das notas das cinco provas do Enem e não podem ter zerado a redação do Exame.
Fies
- Enquanto o Fundo de Financiamento Estudantil, como o nome já diz financia o curso superior em instituições privadas.
- A diferença do programa para os outros financiamentos é que o estudantes só paga as mensalidades após a conclusão do curso.
- Nesse programa o MEC aceita as notas do Enem a partir da edição de 2010, desde que o estudante tenha, no mínimo, 450 pontos de média das notas das cinco provas do Enem e não zerar a redação.
De acordo com Danielle Gomes, especialista do FDR, os estudantes podem receber R$ 200, descubra como.