A Shein, conhecida mundialmente por seus preços acessíveis, surpreendeu os consumidores norte-americanos ao reajustar o valor de seus produtos em até 377%. O movimento, reportado pela Bloomberg News, indica uma resposta antecipada à nova política comercial dos Estados Unidos, que tem impactos diretos em plataformas de e-commerce como a Shein e a Temu.
deixa os consumidores surpresos. (Imagem: FDR)
No início de abril, a Shein já havia começado a sentir os efeitos da decisão do governo norte-americano, que pôs fim à isenção de impostos sobre mercadorias de empresas chinesas. Além disso, o presidente Donald Trump determinou um aumento significativo nas tarifas sobre essas importações, o que acabou pressionando ainda mais os preços nas plataformas. As informações são do G1.
Aumento nos preços na Shein
As mudanças aconteceram após a assinatura de uma ordem executiva que altera as regras de importação nos Estados Unidos. Antes, pacotes de até US$ 800 não eram taxados. Com a nova determinação, as compras internacionais passam a ser tributadas em até 90% do valor, o que impacta diretamente lojas populares como a Shein.
A medida, que entra em vigor no dia 2 de maio, é semelhante à “taxa das blusinhas” aplicada recentemente no Brasil, e tem o objetivo de reduzir a competitividade dos produtos chineses no mercado americano. Como consequência, a expectativa é de que artigos de vestuário, decoração e utensílios de cozinha fiquem consideravelmente mais caros para os consumidores.
A especialista Daniele Gomes, colaboradora do FDR, explica se ainda vale a pena comprar nesses sites.
Garantir produtos antes da nova taxa
Com o anúncio do aumento das tarifas, consumidores norte-americanos correram para antecipar suas compras em sites como a Shein e a Temu. Segundo o The New York Times, muitos compradores passaram a compartilhar nas redes sociais suas preocupações sobre o impacto nos preços e até vídeos mostrando os pacotes recebidos, incentivando outros a se apressarem nas compras antes da mudança.
A busca acelerada por produtos resultou em um aumento expressivo nas vendas dessas plataformas durante março e nos primeiros dias de abril, segundo levantamento divulgado pela Bloomberg Second Measure.