SALESóPOLIS, SP — A fila de espera do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) voltou a ser um problema para os segurados. Embora o governo tenha adotado uma série de medidas em busca de diminuição dos prazos, ainda há demora. Os próprios segurados podem ajudar neste caso.

(Foto: Jeane de Oliveira/FDR)
Os dados mais recentes divulgados pelo Ministério da Previdência Social são de novembro de 2024. Nesse período o número de pedidos em análise pelo INSS chegou a 1,985 milhão, o maior nível desde o início de 2020.
A greve dos peritos que começou no ano passado e ainda traz reflexos, além do aumento de solicitações de benefícios previdenciários, são alguns dos motivos listados pela Previdência Social para justificar os prazos.
O que fazer para agilizar a liberação do benefício pelo INSS?
Existem algumas atitudes que o próprio segurado pode tomar para que a sua solicitação de benefício seja vista o quanto antes pelo INSS.
O prazo de liberação de resposta é de no mínimo 45 dias para benefícios por incapacidade, e no máximo 90 dias para aposentadorias. Porém, há regiões do país onde esse número pode ser muito maior, chegando a mais de 70 dias para ser respondido.
A ideia, para conseguir facilitar a liberação do seu auxílio, é facilitar o máximo possível para o INSS, até porque muitas vezes quem recebe seu pedido é um robô.
Os documentos devem estar completos, sem erros e legíveis, assim a leitura do seu requerimento tende a ser mais rápida.
- Acompanhar seu pedido no Meu INSS;
- Enviar os documentos faltantes, conforme solicitado pelo Instituto;
- Atualizar seus dados periodicamente;
- Agendar a perícia médica, ou refazê-la quando necessário;
- Opte pelo Atestmed e envie um atestado médico para comprovação da sua incapacidade. Este documento deve estar assinado por um médico, contendo seu registro no Conselho, além do tempo recomendado para afastamento do trabalho;
- Verificar pelo Simulador de Aposentadoria do Meu INSS se de fato tem direito de fazer o pedido;
- Entrar com uma ação na justiça pedindo respostas.
Milhares de pendências do INSS são relativos a atrasos do próprio segurado. Isso é, pessoas que não estavam atentas ao contato do Instituto, não enviaram os documentos necessários, e que por isso o seu pedido não consegue ter andamento.