PONTOS CHAVES
- Whatsapp passa a realizar pagamentos bancários
- Brasil será o primeiro país a receber o serviço
- Usuários poderão realizar TED’s de até R$ 5 mil
Novidade para os usuários do whatsapp. Nessa segunda-feira (15), a ferramenta anunciou que passará a realizar pagamentos e transferências bancárias. O novo serviço será inicialmente aplicado apenas no Brasil e contará com a parceira do Nubank, Banco do Brasil e Sicredi. Os usuários poderão fazer TED’s de até R$ 1 mil através do cadastramento de seus cartões de débito e crédito. No texto abaixo, te explicaremos como utilizar a função. Confira.
A primeira coisa importante a se saber é que a modalidade de pagamento estará disponível para todos os usuários conectados ao whatsapp. Isso significa que, tanto em celulares com configuração Android, quanto IOS, poderão ter acesso.
Outro ponto é que os interessados precisam ter vínculo com as instituições citadas acima. Nesse momento, apenas o Nubank, BC e o Sicredi permitirão o pagamento. Então, quem não for ligado há umas das marcas não poderá usufruir do serviço.
Saiba como fazer pagamentos pelo WhatsApp:
- No whatsapp, o usuário precisa abrir o menu de envio de imagens e selecionar a função ‘Pagamento’;
- Na sequência, será redirecionado para a criação de uma conta onde precisará informar seus dados;
- Nome completo, número do CPF e os dígitos do cartão que usará para efetuar os pagamentos deverão ser apresentados;
- Depois, será preciso ler os termos e condições de uso e concordar com os mesmos;
- Também é necessário criar uma senha de seis dígitos, que será enviada aos apps das instituições financeiras, antes de autorizar as transições;
- Com o cadastro pronto e os dados bancários salvos, basta informar o valor e conta do favorecido, redigir novamente a senha e aprovar cada TED.
Informes do WhatsApp
Ao lançar o Facebook Pay, o whatsapp informou que o serviço deverá ser expandido nos próximos meses. A ideia é que os dados do cartão possam ser utilizados em toda a rede de aplicativos do grupo do facebook, fazendo com que a modalidade fique disponível em outros apps como o messenger.
Para justificar a escolha de tornar o Brasil o primeiro país com acesso ao serviço, a marca alegou que é a nacionalidade com a maior quantidade de usuários conectados diariamente. Além disso, o porta voz da empresa afirmou que a chegada do Facebook Pay resultará em um desenvolvimento econômico para diversos negócios, tendo em vista que milhares de pequenas
Orientações sobre as transferências
Segundo o whatsapp, o usuário poderá transferir valores de até R$ 1 mil por TED, com permissão para 20 transações diárias. Por mês, a quantia total que poderá ser enviada pela ferramenta será de R$ 5 mil.
Para TED’s para outros usuários das instituições financeiras parceiras, não haverá cobrança de taxas de serviço. No entanto, já para pagamentos de contas comerciais, será cobrado um valor de 3,99% por transação.
Participação da Cielo
A Cielo será a empresa nacional responsável pelo pagamento para comerciantes. A plataforma substituirá as famosas maquinhas e permitirá que os clientes dos produtores façam as transações pelo chat. O valor da taxa cobrada vai ser repassado entre o vendedor, o wpp e a instituição bancária.
“Pequenas empresas são fundamentais para o país. A capacidade de realizar vendas com facilidade no WhatsApp ajudará os empresários a se adaptarem à economia digital, além de apoiar o crescimento e a recuperação financeira”, disse Matt Idema, diretor de operações do WhatsApp em nota.
Assim que anunciada a parceria, as ações da Cielo voltaram a crescer consideravelmente. Somente ontem, foi registrado uma valorização de 34,68%, após um período de crise motivado pela pandemia do novo coronavírus.
“Esse acordo leva a um salto nas capacidades da Cielo no segmento de pequenas empresas e P2P (pessoa física para pessoa física), já que o WhastApp possui uma base instalada de usuários muito grande no Brasil”, avalia Jorge Kuri e equipe, analistas do Morgan Stanley.
Para a empresa, trata-se de um momento de inovação e oportunidade, que ajudará a recuperar as perdas do primeiro trimestre de 2020. Além disso, sendo a única parceira na área de maquininhas, a ação colocar a marca em destaque no mercado em comparação com as demais concorrentes.
“A empresa vem passando por um momento muito difícil e está buscando se reinventar, fazendo essas parcerias com varejistas em soluções de pagamentos e adotando novas tecnologias”, avalia Carlos Daltozo, co-Head de renda variável da Eleven Financial.