Um anúncio realizado nesta semana pelo Governo Federal trouxe alegria para milhões de famílias brasileiras que poderão participar de uma nova etapa do programa Desenrola Brasil.
![](https://fdr.com.br/wp-content/uploads/2024/03/desenrola-brasil-fdr-2.jpg)
A iniciativa que visa a liberação de condições facilitadas do pagamento de dívidas agora passará a contemplar agricultores familiares. A modalidade rural do Desenrola Brasil deverá estar disponível ainda neste mês.
A nova versão do programa ficará disponível para os seguintes grupos: agricultores familiares, assentados da reforma agrária, quilombolas e demais povos e comunidades tradicionais.
Neste vídeo o colaborador do FDR, Ariel França, traz mais informações sobre como se livrar das dívidas. Confira:
Entenda como funcionará o novo Desenrola Brasil:
- De acordo com a Agência Brasil, a opção de negociação será ofertada para agricultores familiares endividados;
- As instituições que oferecem crédito para esse público terão até o dia 22 deste mês para atualizar os sistemas para a liberação da renegociação;
- Poderão ser negociados os seguintes tipos de débito:
- Dívidas de crédito rural;
- Débitos inscritos na Dívida Ativa da União;
- Débitos com créditos de instalação do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária;
- No total, a expectativa é de que sejam atendidos até 1,35 milhão de pessoas com débitos em atraso há mais de um ano.
Segundo a especialista do FDR, Lila Cunha, ao realizar a negociação o agricultor poderá se livrar de eventuais restrições nos serviços de crédito. De acordo com o anúncio oficial da nota etapa da iniciativa, a adesão ao Desenrola poderá ser realizada de diferentes formas.
Quem estiver inscrito na Dívida Ativa da União poderá acessar, a partir de 24 de fevereiro, a página Regularize que irá detalhar as dívidas existentes. Para tal, será preciso informar o Cadastro de Pessoas Físicas (CPF), consultar a dívida e escolher uma opção de pagamento.
Já o cidadão que tem dívidas do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), ou bancárias deverá buscar a instituição financeira a partir do dia 24.
Caso a dívida esteja relacionada à Reforma Agrária, o agricultor deverá ir até o Incra para realizar a negociação e pagamento com descontos.