O Banco do Brasil (BB) foi condenado e terá que devolver R$ 20 milhões a seus clientes por cobranças indevidas. A decisão foi tomada após um acordo com o Banco Central, que identificou irregularidades em tarifas cobradas nos últimos anos pelo BB.
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devolver R$ 20 milhões a clientes; veja seu nome na lista. (Imagem: Jeane de Oliveira/ FDR)
De acordo com matéria do O Globo, o banco BB cometeu dois tipos de irregularidades:
- Cobrança indevida por segunda via de cartão: milhares de clientes foram cobrados indevidamente pela emissão de segunda via de cartões de crédito e débito, mesmo em casos de perda ou bloqueio do cartão;
- Juros abusivos para microempreendedores: o Banco do Brasil cobrou juros acima do permitido por lei para microempreendedores individuais (MEIs) que utilizavam o cheque especial.
No vídeo a seguir, o especialista Ariel França, colaborador do FDR, traz mais detalhes sobre o pagamento do PIS/PASEP que é feito pelo Banco do Brasil.
BB terá de devolver R$ 20 milhões a clientes
Todos os clientes do Banco do Brasil que foram prejudicados pelas cobranças indevidas têm direito à devolução dos valores. A lista com os nomes dos beneficiados ainda não foi divulgada, mas o banco irá entrar em contato com os clientes para informar sobre o processo de reembolso.
Como será feita a devolução?
A devolução dos valores será feita de forma automática para os clientes que tiverem seus dados bancários atualizados no banco. O valor será creditado diretamente na conta corrente ou na fatura do cartão de crédito. Para aqueles que não tiverem seus dados atualizados, o banco entrará em contato para informar sobre os procedimentos para receber o valor.
A especialista Marina Costa, colaboradora do FDR, explica sobre comunicado urgente emitido para 1.577.590 clientes do Banco do Brasil para receberem dinheiro EXTRA.
O que fazer para receber o reembolso?
- Fique atento à sua conta corrente ou à fatura do cartão de crédito, pois o valor poderá ser creditado a qualquer momento;
- Certifique-se de que seus dados cadastrais no Banco do Brasil estão atualizados;
- Caso tenha dúvidas ou não receba o reembolso, entre em contato com o Banco do Brasil através dos canais de atendimento disponíveis;
- É importante ressaltar que o Banco do Brasil se comprometeu a devolver os valores cobrados indevidamente, corrigidos pela inflação.
O que o Banco do Brasil disse sobre o caso?
Em nota, o Banco do Brasil afirmou que a assinatura do Termo de Compromisso com o Banco Central faz parte de um procedimento “proativo” para reforçar seu compromisso com o atendimento de excelência aos clientes. A instituição também destacou que todas as questões envolvidas já foram solucionadas e ressaltou sua liderança no ranking do Bacen entre os maiores bancos do país.