Urgente! 800 mil aposentadorias terão seu salário revisado esse ano

Foi anunciado mais um pente-fino na Previdência Social e INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). Dessa vez, 802 mil aposentadorias passarão por um processo de revisão de dados e cadastros a fim de que o governo possa cessar o pagamento dos irregulares. 

aposentadoria
Urgente! 800 mil aposentadorias terão seu salário revisado esse ano
(Foto: Jeane de Oliveira/FDR)

De acordo com a Folha de S. Paulo, o INSS vai começar nesse ano a revisar as aposentadorias por invalidez. Modalidade que desde novembro de 2019, com a reforma da Previdência, passou a ser chamada de Benefício por Incapacidade Permanente. 

No ano passado foram revisados os pagamentos feitos a idosos e pessoas com deficiência de baixa renda que recebem o BPC (Benefício de Prestação Continuada). E trabalhadores que estavam afastados recebendo o Benefício por Incapacidade Temporária (auxílio-doença).

Quem vai passar pelo pente-fino da aposentadoria do INSS?

As primeiras informações já divulgadas mostram que o pente-fino na aposentadoria por invalidez vai selecionar aqueles que estão recebendo o benefício, mas que já não passam por perícia médica como deveriam. 

Por lei, para manter o pagamento dessa aposentadoria é preciso que o INSS avalie a cada dois anos qual a situação de saúde do trabalhador. Se a incapacidade estiver mantida, ele continua recebendo o salário. Caso já tenha se recuperado a aposentadoria é suspensa. 

Diante disso, devem ser convocados:

  • Quem recebe a aposentadoria por invalidez e não passa por perícia médica há mais de dois anos. 

A Folha informou que o pente-fino deve começar em meados de março, e que os aposentados serão avisados sobre a convocação por meio da sua rede bancária. 

Como vai funcionar a revisão da aposentadoria por invalidez?

Quem for convocado para a revisão da aposentadoria por invalidez deve agendar o atendimento de perícia médica em uma agência do INSS usando os canais online. A partir disso será preciso:

  • Levar para o perito médico todos os documentos comprovando que continua incapaz de voltar ao trabalho;
  • Responder todas as perguntas feitas durante a perícia;
  • Aguardar a avaliação. 

O mais importante é não deixar de marcar a perícia médica assim que for convocado. Quem deixar de cumprir com essa obrigação dentro do prazo dado pelo INSS vai perder seu benefício automaticamente. 

 

 

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com