Abrir uma empresa fica mais fácil após lançamento de nova plataforma; veja como acessar

Foi criado por representantes da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) do estado de São Paulo, um portal dedicado para facilitar a vida de quem quer abrir uma empresa. A medida faz parte de um combo de ações que visam tornar o empreendedorismo mais fácil e menos burocrático. 

mei
Abrir uma empresa fica mais fácil após lançamento de nova plataforma; veja como acessar
(Foto: Jeane de Oliveira/FDR)

O Portal Facilita SP foi criado pela Junta Comercial do Estado de São Paulo (Jucesp) e a política do Facilita SP existe desde o ano passado. Por meio dele é possível abrir uma empresa em questão de minutos, tudo de forma digital com transparência, segurança e previsibilidade.

A ideia é justamente tornar a abertura de um novo negócio menos burocrático, a fim de que mais pessoas que prestam serviço de forma autônoma tenham interesse em finalmente regularizar o seu trabalho.

Como abrir uma empresa pelo Facilita SP

Para conseguir abrir a sua empresa por meio do Facilita SP é preciso acessar o portal por meio da sua conta no Gov.br. Basta informar seus dados pessoais, depois os dados da empresa, como o ramo em que vai trabalhar e a sua projeção de ganho. 

Seguindo o passo a passo que ficará disponível no próprio portal o cidadão consegue preencher toda a ficha, e no final ter acesso ao número do seu CNPJ. As empresas consideradas de baixa renda conseguem a dispensa de apresentar alvarás e licenças para seu funcionamento. 

  • Acesse o Portal Facilita SP;
  • Clique na opção “Abertura de pessoa jurídica”;
  • Faça login pelo Gov.br com CPF e senha;
  • Agora preencha todos os dados necessários conforme solicitado. 

Desburocratizar o processo para novos negócios vai alavancar a atividade empreendedora e atrair mais empresas e investimentos para nosso estado, o que é uma orientação clara do governador Tarcísio de Freitas. O resultado disso, além de ratificar São Paulo como potência do empreendedorismo no país, vai gerar mais renda, emprego e desenvolvimento regional”, afirma Jorge Lima, secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado de SP, segundo a Agência SP