Gov.br se torna obrigatório no Brasil: siga esses passos para se cadastrar

Pontos-chave
  • A plataforma foi criada para otimizar a experiência do cidadão brasileiro no que compete à resolução de demandas no âmbito federal;
  • As contas do Gov.br são distribuídas em três níveis de segurança, entre bronze, prata e ouro;
  • A plataforma Gov.br foi contemplada por diferentes perfis de usuários, sendo empreendedor, motorista, trabalhador e o mais recente, estudante.

O portal Gov.br se tornou obrigatório e indispensável no Brasil. A plataforma foi criada para otimizar a experiência do cidadão brasileiro no que compete à resolução de demandas no âmbito federal. O resultado são os 130 milhões de usuários que o portal reúne hoje, o correspondente a 80% da população do país com mais de 18 anos de idade. 

Os dados foram levantados pela Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia. A conta na plataforma Gov.br viabiliza o acesso a portais secundários como o Meu INSS, a Carteira de Trabalho Digital, a Receita Federal, Justiça Federal, entre tantos outros. 

As contas do Gov.br são distribuídas em três níveis de segurança, entre bronze, prata e ouro. Cada uma delas dá acesso a determinados tipos de serviços. Hoje, a plataforma Gov.br oferece 4,9 mil serviços. 

O sistema abrange desde carteiras digitais de trânsito/trabalho, a abono salarial, certificado de vacinação, Sistema de Seleção Unificada (Sisu), Portal do Empreendedor, e vários outros departamentos. 

Neste ano, a plataforma Gov.br foi contemplada por diferentes perfis de usuários, sendo empreendedor, motorista, trabalhador e o mais recente, estudante. Hoje, 40 milhões dos usuários da plataforma têm conta nível prata ou ouro para acesso. 

Ambas possibilitando o uso de serviços que exigem maior segurança, justamente com o propósito de evitar fraudes. É o caso do e-CAC da Receita Federal e do Valores a Receber do Banco Central. 

Abertura de conta na plataforma Gov.br

  • Abra o aplicativo Gov.br, disponível para Android iOS, e toque em “Entrar com gov.br”;
  • Depois disso insira o seu CPF e clique em continuar;
  • Escolha um banco ou selecione “Tentar de outra forma”;
  • Preencha os dados indicados, como nome da mãe e data de nascimento e selecione “confirmar”;
  • Veja os dados e confirme se estiverem corretos;
  • Depois disso você receberá um código, por e-mail ou SMS. Digite o código para seguir com a criação da conta gov.br
  • Crie uma senha conforme solicitado;
  • Lembre-se de evitar senhas fáceis demais, já que seus dados pessoais podem ser expostos;
  • Pronto conta gov.br criada – basta acessar e utilizar nos aplicativos que solicitam como a carteira digital e o dinheiro esquecido nos bancos, entre outros.

Como habilitar o nível Prata

Para alcançar o nível Prata, as possibilidades são as seguintes:

  1. Realizar o reconhecimento facial pelo aplicativo gov.br, para conferência da sua foto nas bases da Carteira de Habilitação (CNH);
  2. Validar seus dados via internet banking de um banco credenciado (Banco do Brasil, Banrisul, Bradesco, Banco de Brasília, Caixa Econômica, Sicoob, Santander, Itaú, Agibank, Sicredi e Mercantil do Brasil) – o devedor deve ter o número de telefone cadastrado em seu banco para recebimento do SMS de confirmação do acesso;
  3. Validar seus dados com usuário e senha do SIGEPE, caso seja servidor público federal.

Como habilitar o nível Ouro

Para alcançar o nível Ouro, as possibilidades são as seguintes:

  1. Realizar o reconhecimento facial pelo aplicativo gov.br, para conferência da sua foto nas bases da Justiça Eleitoral (TSE);
  2. Validar seus dados utilizando o aplicativo gov.br para ler o QR Code da Carteira de Identidade Nacional (CIN);
  3. Validar seus dados com Certificado Digital compatível com ICP-Brasil.

Recuperação de login e senha na plataforma Gov.br

  • Abra o aplicativo Gov.br, disponível para Android iOS, e toque em “Entrar com gov.br”;
  • Digite seu CPF e toque em “Continuar”;
  • Nesta tela, toque em “Esqueci minha senha”;
  • Resolva o Captcha e toque em “Avançar”;
  • Escolha uma das opções de recuperação disponíveis para gerar uma nova senha e toque em “Enviar código” na página seguinte;
  • Insira o código recebido e toque em “Avançar”;
  • Digite uma nova senha, em seguida, toque em “Concluir”.

O que fazer no Gov.br?

Acessar Serviços Públicos no geral

Quando tentar entrar no aplicativo ou site do INSS, você poderá escolher o login através da conta Gov.br. Ao usar esse acesso, o governo consegue identificar as atividades em serviço público e, futuramente, pode auxiliar, até mesmo, no caso de prova de vida.

Navegar na Receita Federal

Imagina entrar no sistema do Imposto de Renda e ter a declaração pré-preenchida? Seria super fácil, certo? Com a conta Gov.br isso pode acontecer. 

Encontrar, emitir e assinar documentos

O que poucas pessoas sabem é que a conta permite que o brasileiro assine documentos digitalmente. Afinal de contas, ela comprova que aquela pessoa é ela mesmo.

Para usar esse serviço, é necessário ter uma conta gov.br validada. Isso quer dizer que o sistema verificou a identidade da pessoa de diferentes formas para garantir que não houve fraude.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Laura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.