Estado abre 2.100 vagas para fazer novo RG de graça com agendamento online

O governo do Mato Grosso do Sul anunciou a abertura de 2.100 vagas para a emissão gratuita do novo RG unificado. A ação tem o objetivo de facilitar o acesso ao documento atualizado para a população, especialmente para quem ainda não possui o novo RG e precisa dele para viagens e validações em serviços públicos. Confira mais detalhes do novo RG no vídeo abaixo do especialista Ariel França, colaborador do FDR.

Com isso, a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) abriu 2.100 novas vagas para agendamento online, sendo 800 na capital e 1.300 distribuídas nos municípios do interior.

A especialista Lila Cunha, colaboradora do FDR, comenta mais sobre o novo RG, confira.

Como agendar?

Para agendar o seu atendimento, basta acessar o site da Sejusp e seguir os passos indicados. Vale lembrar que as vagas são limitadas e podem ser preenchidas rapidamente. Para realizar a retirada do novo RG, é necessário levar os seguintes documentos:

  • CPF;
  • Certidão de Nascimento ou Casamento/Divórcio;
  • Documentos opcionais: Certidão de Naturalização, NIS, PIS, PASEP, tipagem sanguínea, título de eleitor, etc.

O que muda com o novo RG?

O novo RG traz diversas vantagens em relação ao modelo antigo, como:

  • O CPF passa a ser o número único de identificação do cidadão;
  • A validade do documento varia de acordo com a idade, sendo de 5 anos para menores de 12 anos, 10 anos para pessoas entre 12 e 60 anos e indeterminada para maiores de 60 anos;
  • O novo RG possui um QR Code e um código MRZ, que garantem a autenticidade do documento e dificultam fraudes;
  • O documento elimina a distinção entre nome social e registro civil, além de incluir informações como tipo sanguíneo e dados sobre doenças, promovendo mais inclusão e respeito à diversidade;
  • Além da versão física, o RG também estará disponível em formato digital no aplicativo gov.br.

 

Yasmin NascimentoYasmin Nascimento
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), com MBA em Digital Strategy também pela Unicap. Com experiência em redação e gestão de redes sociais, a carreira de jornalista começou na redação do Diario de Pernambuco, indo desde estagiária até editora assistente, contribuindo com o conteúdo factual, as redes sociais do jornal e SEO. Além disso, também tem experiência como social media em agências, trabalhando com uma variedade de segmentos e marcas.