13º salário para idosos é antecipado em 2024; veja detalhes do pagamento

O pagamento do 13º salário para idosos segue um calendário diferente dos trabalhadores formais. Isso acontece porque, geralmente, o governo decide antecipar os depósitos. Veja o que fazer se o seu décimo não foi depositado.

A data limite para o pagamento da primeira parcela do 13º salário é em novembro. As empresas têm a liberdade de decidir se farão o pagamento total ou em dias parcelas. Enquanto o 13º salário para idosos é pago geralmente em duas parcelas.

No caso dos aposentados e pensionistas o governo adota um calendário diferente, inclusive, os pagamentos já foram liberados.

Quem tem direito ao décimo terceiro?

13º salário para idosos é antecipado em 2024; veja detalhes do pagamento
(Imagem: Jeane de Oliveira/ FDR)
  • Trabalhadores com carteira assinada;
  • Servidores públicos;
  • Aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS);
  • Segurados que tenham recebido auxílio por incapacidade temporária, auxílio-acidente ou auxílio-reclusão em 2024, o valor é proporcional ao tempo de recebimento do benefício;
  • Trabalhadores rurais;
  • Trabalhadores avulsos (prestadores de serviços sem vínculo empregatício e com a intermediação de um sindicato);
  • Trabalhadores domésticos.

Por outro lado, os titulares do Benefício de Prestação Continuada, o BPC, não têm direito ao 13º. Os trabalhadores demitidos por justa causa também não têm direito ao saque.

Pagamento do 13º para idosos em 2024

O INSS já fez o pagamento do décimo para os seus segurados entre os meses de abril e junho, contemplando 33,6 milhões de beneficiários.

As únicas pessoas que ainda serão contempladas com depósitos são aquelas que estão recebendo o salário-maternidade. O INSS realiza o pagamento sempre na última parcela do benefício.

13º salário para idosos é antecipado em 2024; veja detalhes do pagamento
(Imagem: Jeane de Oliveira/ FDR)

Não recebi o 13º do INSS, e agora?

Primeiro é importante conferir se de fato você tem direito ao saque. Caso tenha e mesmo assim ele não foi feito, é possível solicitar o pagamento seguindo os passos abaixo:

  • Acessar o sistema Meu INSS, usando o login e senha da conta Gov.br;
  • Selecionar a opção “Solicitar Emissão de Pagamento não Recebido”

Para mais informações o segurado também pode ligar para a central de atendimento do INSS, pelo número 135, de segunda a sábado, das 7h às 22h.

Pagamento do 13º salário do INSS em 2025

Para 2025 ainda não há informações sobre as datas de pagamento do décimo dos aposentados e pensionistas do INSS. Como o depósito foi adiantado neste ano, a expectativa é grande para que isso aconteça novamente.

A informação que já é dada como certa é que o 13º salário terá um valor maior em 2025. Isso acontece porque o governo pretende aumentar o salário mínimo federal, como ele é usado como piso do INSS, os benefícios da Previdência também serão reajustados.

O valor ainda não foi de fato definido pelo governo federal. Mas, a especialista Laura Alvarenga, colaboradora do FDR, apresenta a previsão do governo federal.

Em 2025 o piso salarial nacional deve ter o valor de R$ 1.502, esse valor é apenas uma estimativa, que poderá ser confirmada ou não a partir de novembro deste ano.

Aposentados e pensionistas podem pedir a antecipação do 13º salário?

Sim, os segurados do INSS podem pedir a antecipação do 13º salário, mas antes de ir ao banco solicitar precisam saber de algumas coisas importantes:

  • A antecipação é um empréstimo, ou seja, sejam cobrados juros e até taxas;
  • Cada banco tem a liberdade de definir as condições de oferta dessa antecipação, mas devem respeitar os limites definidos pelo INSS;
  • Com a antecipação o banco vai fazer o recolhimento do 13º total ou parcialmente, de acordo com o empréstimo contratado, assim que ele for depositado na conta.

Quer antecipar o décimo? Então, clique aqui e confira as condições oferecidas pelos principais bancos.

Jamille NovaesJamille Novaes
Formada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), a produção de texto sempre foi sua paixão. Já atuou como professora e revisora textual, mas foi na redação do FDR que se encontrou como profissional. Possui curso de UX Writing para Transformação Digital, Comunicação Digital e Data Jornalismo: Conceitos Introdutórios; e de Produção de Conteúdos Digitais.