Próximo feriado cai no sábado e trabalhadores têm direito a usar folga durante a semana; entenda como pedir

Com a aproximação de feriados que caem em um sábado, como o 7 de setembro, 12 de outubro e 2 de novembro, muitas dúvidas surgem sobre os direitos dos trabalhadores e como funciona a compensação de horas.

Próximo feriado cai no sábado e trabalhadores têm direito a usar
folga durante a semana; entenda como pedir. (Imagem:  Jeane de Oliveira/ FDR)

A Constituição Federal garante aos trabalhadores um dia de descanso semanal remunerado, preferencialmente aos domingos. No entanto, a legislação trabalhista prevê a possibilidade de compensação de horas, permitindo que o trabalhador trabalhe mais horas em alguns dias da semana para ter folga em outros.

A especialista Lila Cunha, colaboradora do FDR, comenta mais sobre leis trabalhistas, confira

E quando o feriado cai em um sábado que já era dia de compensação?

Nesse caso, o trabalhador tem direito a usufruir do feriado sem precisar compensar as horas. Ou seja, se você normalmente trabalha 4 horas no sábado para compensar horas durante a semana, e o sábado for feriado, você não precisará trabalhar essas 4 horas em outro dia.

A jornada de trabalho na semana em que o feriado cai no sábado será reduzida em 4 horas. Por exemplo, se você trabalha 44 horas semanais, distribuídas em 8 horas por dia de segunda a sexta e 4 horas no sábado, na semana em que o sábado for feriado, sua jornada será de 40 horas (44 horas – 4 horas do sábado).

E se o feriado cair em outro dia da semana?

Se o feriado cair em um dia da semana, o trabalhador poderá ter que compensar as horas em outro dia, a menos que haja acordo ou convenção coletiva que dispense essa compensação.

A legislação trabalhista permite a compensação de horas, desde que seja feita dentro do mesmo mês e respeitando os limites da jornada semanal de 44 horas. Além disso, a compensação deve ser acordada entre o empregador e o empregado, ou estabelecida em convenção ou acordo coletivo de trabalho.

 

Yasmin NascimentoYasmin Nascimento
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), com MBA em Digital Strategy também pela Unicap. Com experiência em redação e gestão de redes sociais, a carreira de jornalista começou na redação do Diario de Pernambuco, indo desde estagiária até editora assistente, contribuindo com o conteúdo factual, as redes sociais do jornal e SEO. Além disso, também tem experiência como social media em agências, trabalhando com uma variedade de segmentos e marcas.