Contas apertadas no início do mês? Listamos 7 dicas para folgar o seu bolso

Enfrentando contas apertadas e precisa ajustar suas despesas? Economizar, mesmo que um pouco, pode fazer uma grande diferença no orçamento doméstico. Cortar pacotes de TV, reduzir a conta de luz e considerar o aluguel de um carro são maneiras eficazes de aliviar o impacto financeiro no final do mês.

Contas apertadas no início do mês? Listamos 7 dicas para folgar o seu bolso. Imagem: Jeane de Oliveira/FDR

Revisar seus hábitos de consumo é crucial para evitar ficar com contas apertadas e reorganizar as finanças. Manter um controle rigoroso sobre a renda familiar e evitar parcelamentos são passos essenciais para um planejamento financeiro mais eficiente.

Confira abaixo sete ajustes e estratégias que podem te ajudar a não sofrer mais com contas apertadas e economizar.

Dicas para não sofrer com contas apertadas

  • Considere eliminar o cartão de crédito, que pode facilitar o endividamento. Em vez disso, opte por cartões pré-pagos, que ajudam a manter o controle financeiro.

  • Opte por cartões pré-pagos, que ajudam a manter o controle financeiro.

  • É fundamental revisar as anuidades e tarifas bancárias para identificar possíveis economias.

  • Em vez de manter um carro próprio, considere vendê-lo e optar por um serviço de locação, eliminando custos como IPVA e seguro.

  • A TV paga pode ser substituída por pacotes de streaming (como Netflix e Amazon Prime), mas se forem muitos, melhor reduzir também.

  • Economize nas contas de luz e água usando lâmpadas econômicas, tomando banhos mais rápidos e não deixando muitos aparelhos ligados na tomada.

  • Os mercados ficam com preços menores na segunda quinzena do mês e é bom também buscar mais promoções e observar quais marcas podem ser substituídas.

  • Compre de pequenos empreendedores, que podem oferecer descontos em diversos produtos.

  • Organize grupos para a compra de itens como material escolar para negociar descontos.

Laura AlvarengaLaura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.