Nova lei do INSS pode cortar aposentadorias e atingir lista com 800 mil pessoas

Até o final deste ano, 800 mil pessoas serão atingidas pelas ações do INSS que podem cancelar benefícios. A informação foi divulgada pelo ministro da Previdência, Carlos Lupi. As medidas vêm sendo adotadas pelo Instituto Nacional do Seguro Social há alguns meses, mas estão sendo intensificadas agora.

Nova lei do INSS pode gerar cortes das aposentadorias e atingir lista com 800 mil pessoas
(Imagem: Jeane de Oliveira/ FDR) 

Novas regras estão sendo aplicadas pelo INSS e vão afetar 800 mil beneficiários ao longo deste ano. As verificações dos dados desses cidadãos podem resultar em cancelamento dos benefícios. Para o mês de agosto o ministro da Previdência já informou que o pente-fino dos benefícios será intensificado.

De acordo com o ministro da Previdência, Carlos Lupi, alguns cidadãos continuam recebendo benefícios que já deveriam ter sido encerrado. Essa ação faz com que o orçamento do INSS seja maior e chega a tirar a oportunidade de que mais pessoas sejam beneficiadas.

Pente-fino do INSS vai atingir 800 mil pessoas

  • Só de janeiro até agora, as revisões dos benefícios já resultaram em uma economia de R$ 750 milhões.
  • Agora, o ministro anunciou que o objetivo é identificar quem recebe benefícios temporários de forma irregular.
  • O principal deles é o auxílio-doença, que deveria ser encerrado quando o segurado retorna ao trabalho.
  • De acordo com ele o foco principal são as pessoas que estão recebendo o benefício a dois anos ou mais sem verificação.
  • Esses cidadãos serão convocados para perícia médica presencial, e a partir deste procedimento será constatada a necessidade ou não do benefício.

Revisão do BPC

  • Na última semana o INSS deu início à revisão cadastral do BPC, que pode resultar no cancelamento do benefício.
  • Nessa ação o governo pretende identificar quem de fato tem direito ao Benefício de Prestação Continuada.
  • Essa medida foi adotada após a identificação de fraudes que beneficiam quem não teria direito de receber o benefício, mas acaba sendo beneficiado após apresentação de informações ou documentos falsos.

As revisões do governo federal afetam também quem recebe outros benefícios, o que inclui o Bolsa Família, a especialista do FDR, Lila Cunha, apurou as informações.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Jamille NovaesJamille Novaes
Já atuei como professora de língua portuguesa e corretora textual. A produção de texto sempre foi minha paixão, foi na redação do FDR que me encontrei como profissional, por isso me dedico ao meu trabalho e, em busca de oferecer o meu melhor na produção de conteúdo do FDR tenho realizado cursos como o de UX Writing para Transformação Digital, Comunicação Digital e Data Jornalismo: Conceitos Introdutórios e o curso de Produção de Conteúdos Digitais.