Certidão negativa FGTS: requisitos e como fazer

A certidão negativa FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) é emitida no site da Caixa Econômica Federal, o banco responsável por administrar todas as contas do fundo. O documento é importante para comprovar a legalidade da empresa ou empregador. 

certidão negativa fgts
Certidão negativa FGTS: requisitos e como fazer (Foto: Jeane de Oliveira/FDR)

O FGTS é um direito de todo trabalhador que atua com carteira assinada. Por meio dele o cidadão consegue acumular saldo para situações de emergência, quando de fato precisa de uma garantia financeira. 

Não saí nada do bolso do trabalhador, todos os depósitos feitos durante o tempo de trabalho na empresa são responsabilidade do empregador. É criada uma conta no Fundo de Garantia assim que o cidadão é admitido, e nela todo mês há depósito de 8% do valor do salário.

Por meio da certidão negativa FGTS o empregador consegue verificar se todos os depósitos foram feitos corretamente na sua conta. E este documento também é uma forma de proteção da empresa. 

O que é a certidão negativa FGTS?

A Certidão Negativa de Débito do FGTS (CND FGTS) é um documento emitido principalmente por empresas. Isso porque, é usado como um comprovante de que não há débitos pendentes e que todos os valores de direito do trabalhador foram pagos. 

Embora não seja tão interessante para o funcionário, também é possível que ele faça a emissão. No entanto, para acompanhar os depósitos feitos no seu Fundo de Garantia a recomendação não é usar a certidão negativa FGTS

Neste caso é mais aconselhável usar a opção “Extrato” disponível no App do FGTS. Por lá o trabalhador acompanha o valor disponível na sua conta, e quanto foi pago mês a mês. 

Quando é preciso emitir a certidão negativa FGTS?

Existem situações em que a empresa tem de emitir a certidão negativa FGTS para comprovar sua responsabilidade fiscal e trabalhista, quer dizer, é uma forma de mostrar idoneidade perante terceiros.

Isso porque, o empregador que deixa de pagar os valores do FGTS conforme prevê a lei, tem que arcar com multa e será judicialmente punido. 

A comprovação por meio da CND FGTS costuma ser solicitada pelo empregador para:

  • processos de licitação;
  • contratação com órgãos públicos;
  • obtenção de financiamentos;
  • empréstimos.

Enquanto isso, para o empregado pode ser usado em caso de:

  • prova de que não recebeu seus direitos como deveria. 

Benefícios da certidão negativa FGTS?

benefícios em emitir a certidão negativa FGTS, além de usar o documento como prova da sua boa conduta. O empregador vai garantir vantagens como:

  • Facilitação no acesso a financiamentos e empréstimos, uma vez que a certidão atesta a boa situação financeira da empresa perante o FGTS;
  • Possibilidade de participação em processos licitatórios e contratação com órgãos públicos, já que muitos editais exigem a apresentação da certidão como prova de regularidade fiscal;
  • Manutenção da regularidade fiscal da empresa, evitando multas e sanções decorrentes de irregularidades no pagamento do FGTS;
  • Maior credibilidade perante clientes, fornecedores e parceiros comerciais, uma vez que a certidão atesta o compromisso da empresa com suas obrigações trabalhistas e fiscais.

Por que é importante regularizar os pagamentos do FGTS?

O pagamento do FGTS é uma responsabilidade do empregador. Toda empresa que contrata o funcionário com carteira assinada tem obrigação de pagar o seu Fundo de Garantia. 

Faz parte da legislação trabalhista e garante ao próprio empregador a proteção ao seu funcionário. Além disso, estar em dia com esse pagamento é importante para:

  • Não receber multa;
  • Não ser processado judicialmente;
  • Não ter que pagar pelo FGTS atrasado;
  • Conseguir financiamentos e empréstimo pelo CNPJ;
  • Não ficar com pendências na Receita Federal.  

Passo a passo para emitir a certidão negativa FGTS

A emissão da certidão negativa FGTS é feita no site da Caixa Econômica. Qualquer pessoa que tiver o número de CNPJ e o estado da empresa consegue emitir esse documento. 

 

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com