Antecipação do saque-aniversário pelo FGTS vale a pena no Nubank? Veja os riscos

No início desta semana o Nubank anunciou a inserção de uma nova funcionalidade em sua plataforma. A partir de agora, o banco digital também oferece a modalidade de antecipação do saque-aniversário pelo FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço).

Antecipação do saque-aniversário pelo FGTS vale a pena no Nubank? Veja os riscos
Antecipação do saque-aniversário pelo FGTS vale a pena no Nubank? Veja os riscos. (Imagem: FDR)

A antecipação do saque-aniversário pelo FGTS no Nubank, já está disponível para quem é elegível. A novidade faz parte das estratégias de expansão na oferta de crédito seguro pela instituição em 2023. Na oportunidade, a líder das operações do banco digital no Brasil, Livia Chaves, comentou sobre a adesão:

“Estamos focados em oferecer cada vez mais opções de crédito que sejam financeiramente vantajosas para os clientes e com risco reduzido para a instituição. Empréstimos lastreados pelo FGTS são um dos melhores exemplos em ambos os quesitos. A opção permite ainda que o cliente contraia crédito de forma responsável, sem comprometer parte de seu orçamento mensal, otimizando seu dinheiro.”, pontuou em nota.

A antecipação do saque-aniversário pelo FGTS é uma opção oferecida pelo Nubank que tem despertado o interesse dos clientes. Com taxas a partir de 1,3% ao mês, a decisão de aderir a essa modalidade de empréstimo depende da análise individual de cada cliente. 

O processo é totalmente digital, realizado através do aplicativo do banco, desde a contratação até o gerenciamento das parcelas. É importante ressaltar que os usuários têm a possibilidade de antecipar até 12 parcelas anuais ao escolher essa modalidade de empréstimo. 

Dessa forma, o pagamento do crédito contratado ocorre anualmente e é descontado diretamente do saldo da conta do cliente no FGTS, sem comprometer sua renda mensal.

Quem tem direito à antecipação do saque-aniversário pelo FGTS?

Pode solicitar o empréstimo com antecipação do saque-aniversário, todo cliente com conta vinculada ao FGTS, ativa ou inativa, que tenha aderido à modalidade através de um dos canais disponibilizados pela Caixa, tenha conta no banco e não possua empréstimo em atraso com a instituição.

Veja abaixo mais alguns requisitos para realizar o empréstimo:

  • Ser maior de 18 anos ou emancipado;
  • Possuir conta corrente ou poupança na CAIXA (exceto Poupança Social Digital e Poupança CAIXA Fácil);
  • Ser optante pelo Saque Aniversário FGTS e autorizar a CAIXA a consultar informações do seu FGTS;
  • Possuir saldo de FGTS suficiente para a antecipação, dentro dos valores mínimos para contratação;
  • Estar com o CPF em situação regular na Receita Federal;
  • Estar adimplente com a CAIXA ou utilizar recurso do crédito para quitação da dívida.

Laura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.