Em resposta às recentes chuvas e enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul, o Governo Federal lançou uma importante medida para apoiar os trabalhadores formais da região. Por meio de uma iniciativa do Governo Lula, os trabalhadores poderão receber até dois salários mínimos.
O benefício será disponibilizado para empresas que se comprometam a manter os empregos de seus funcionários, evitando assim o aumento do desemprego na região. O objetivo é oferecer suporte financeiro imediato aos trabalhadores enquanto as empresas se recuperam dos impactos da tragédia.
A especialista Lila Cunha, colaboradora do FDR, comenta mais sobre benefícios para o Rio Grande do Sul, confira.
Como vai funcionar?
Para que o pagamento seja garantido, o Ministério do Trabalho deve publicar uma medida provisória em breve, que detalhará os critérios e procedimentos. O auxílio será destinado às empresas cujas operações foram interrompidas pelas chuvas e enchentes, garantindo que seus trabalhadores recebam dois salários mínimos diretamente do Governo Federal.
Quem irá receber dois salários?
Estima-se que mais de 434 mil trabalhadores do Rio Grande do Sul serão beneficiados com essa medida de pagamento de dois salários. Estão inclusos na medida:
- 326 mil trabalhadores regidos pela CLT;
- 40 mil empregadas domésticas;
- 35 mil estagiários;
- 27 mil pescadores.
Outros benefícios para o Rio Grande do Sul
Além desse pagamento em dobro do salário mínimo, o Governo Federal também está realizando diversos pagamentos de benefícios antecipadamente para os trabalhadores e moradores do Rio Grande do Sul, como uma forma de dar suporte financeiro neste momento. Entre elas estão:
- Liberação antecipada do pagamento mensal do Bolsa Família;
- Pagamento adiantado do PIS/Pasep para trabalhadores formais;
- Pagamento estendido do seguro desemprego;
- Compra de moradias para cidadãos desabrigados por meio do programa habitacional Minha Casa Minha Vida.