INSS anuncia novidade beneficiando idosos que precisam de dinheiro extra

Os aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) que estão em busca de um dinheiro extra poderão contar com o empréstimo consignado. A grande novidade para essa modalidade de crédito é a recente diminuição das taxas de juros

inss
INSS anuncia novidade beneficiando idosos que precisam de dinheiro extra
(Foto: Jeane de Oliveira/FDR)

Mais uma vez o Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS) aprovou um corte no teto de juros para consignado do INSS. Isso significa que os bancos e financeiras devem cobrar pelo empréstimo menos do que o estabelecido, mas nunca aplicar uma taxa superior a que foi definida. 

Nova taxa de juros do empréstimo consignado do INSS

No fim de maio o CNPS aprovou um noto teto para cobrança de juros de operações em consignado para os segurados do INSS. A redução, a sétima desde 2023, condiz com a política adotada na gestão do ministro da Previdência Social, Carlos Lupi. 

Isso porque, Lupi estabeleceu que o teto de juros do consignado deve acompanhar a taxa Selic. Com o corte da Selic, o máximo a ser cobrado nesta modalidade de crédito também diminuí. 

Desde 6 de junho, os bancos e financeiras devem cobrar pelo consignado de aposentados e pensionistas do INSS:

  • 1,66% para empréstimo pessoal consignado;
  • 2,46% para cartão consignado e de benefícios. 

As taxas anteriores eram de 1,68% para empréstimo e 2,49% para o cartão. Os valores atuais valem para as novas contratações. 

Onde pedir empréstimo consignado do INSS?

Praticamente todos os grandes bancos oferecem empréstimo consignado pelo INSS. A recomendação é que o cliente compare as taxas de juros antes de fechar o contrato. 

É possível comprometer até 35% do seu salário para o pagamento de empréstimo, e até 10% para o pagamento do cartão (5% consignado e 5% de benefícios). As parcelas podem ser pagas em até 84 meses, ou seja, por sete anos. 

Para contratação basta:

  • Procure o banco desejado e solicite a simulação do empréstimo consignado;
  • Indique o quanto deseja receber e o número de parcelas que quer pagar;
  • Apresente seus dados pessoais;
  • Assine o contrato de contratação;
  • O valor será liberado na sua conta. 

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com