NSS anuncia mudanças no benefício por incapacidade e deixa brasileiros felizes

Trabalhadores que precisam se afastar do trabalho podem solicitar o benefício por incapacidade e continuar tendo uma renda mensal. O valor é pago pelo INSS aos contribuintes da Previdência Social. Veja o que muda no benefício.

NSS anuncia mudanças no benefício por incapacidade e deixa brasileiros felizes (Foto: Jeane de Oliveira/ FDR)

O benefício por incapacidade temporária foi criado pela Previdência Social para amparar o trabalhador doente. A partir dele o profissional não fica desamparado e tem uma renda mensal. Com isso ele pode fazer o seu tratamento com uma preocupação a menos.

Para ter acesso ao chamado auxílio-doença é necessário ter um atestado médico que comprove a necessidade de afastamento de mais de 15 dias. isso porque afastamentos menores não são cobertos pelo INSS.

Mudanças no benefício por incapacidade

  • Com o Atestmed o segurado pode fazer todo o procedimento de solicitação e perícia de forma virtual.
  • Isso faz com que o processo demore menos e ele não precise ir até uma agência da Previdência, a menos que seja convocado para uma perícia presencial.
  • Para usar o sistema o segurado precisa ter em mãos todos os documentos médicos, exames, laudos, relatórios, que podem comprovar a necessidade do afastamento.
  • Outra importante mudança é a possibilidade de solicitar o auxílio-doença pelo telefone.

A colunista especialista do FDR, Laura Alvarenga, te explica mais sobre o Atestmed, confira.

Pedido de auxílio doença pela Central 135

  • A Central de Atendimento 135 já funciona há bastante tempo e oferece suporte aos segurados sem acesso à internet.
  • Agora, eles também podem solicitar a análise documental (Atestmed) para o Benefício por Incapacidade Temporária.
  • Depois de fazer o pedido pelo telefone o segurado terá até 5 dias para acessar o sistema, aplicativo ou site Meu INSS, e fazer o envio da documentação necessária.
  • Vale lembrar que o Benefício por Incapacidade Permanente, antiga aposentadoria por invalidez, é concedido a partir desse benefício, saiba mais.

Para saber mais sobre esse novo serviço da Central 135, clique aqui.

 

Jamille NovaesJamille Novaes
Formada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), a produção de texto sempre foi sua paixão. Já atuou como professora e revisora textual, mas foi na redação do FDR que se encontrou como profissional. Possui curso de UX Writing para Transformação Digital, Comunicação Digital e Data Jornalismo: Conceitos Introdutórios; e de Produção de Conteúdos Digitais.