NSS anuncia mudanças no benefício por incapacidade e deixa brasileiros felizes

Trabalhadores que precisam se afastar do trabalho podem solicitar o benefício por incapacidade e continuar tendo uma renda mensal. O valor é pago pelo INSS aos contribuintes da Previdência Social. Veja o que muda no benefício.

NSS anuncia mudanças no benefício por incapacidade e deixa brasileiros felizes (Foto: Jeane de Oliveira/ FDR)

O benefício por incapacidade temporária foi criado pela Previdência Social para amparar o trabalhador doente. A partir dele o profissional não fica desamparado e tem uma renda mensal. Com isso ele pode fazer o seu tratamento com uma preocupação a menos.

Para ter acesso ao chamado auxílio-doença é necessário ter um atestado médico que comprove a necessidade de afastamento de mais de 15 dias. isso porque afastamentos menores não são cobertos pelo INSS.

Mudanças no benefício por incapacidade

  • Com o Atestmed o segurado pode fazer todo o procedimento de solicitação e perícia de forma virtual.
  • Isso faz com que o processo demore menos e ele não precise ir até uma agência da Previdência, a menos que seja convocado para uma perícia presencial.
  • Para usar o sistema o segurado precisa ter em mãos todos os documentos médicos, exames, laudos, relatórios, que podem comprovar a necessidade do afastamento.
  • Outra importante mudança é a possibilidade de solicitar o auxílio-doença pelo telefone.

A colunista especialista do FDR, Laura Alvarenga, te explica mais sobre o Atestmed, confira.

Pedido de auxílio doença pela Central 135

  • A Central de Atendimento 135 já funciona há bastante tempo e oferece suporte aos segurados sem acesso à internet.
  • Agora, eles também podem solicitar a análise documental (Atestmed) para o Benefício por Incapacidade Temporária.
  • Depois de fazer o pedido pelo telefone o segurado terá até 5 dias para acessar o sistema, aplicativo ou site Meu INSS, e fazer o envio da documentação necessária.
  • Vale lembrar que o Benefício por Incapacidade Permanente, antiga aposentadoria por invalidez, é concedido a partir desse benefício, saiba mais.

Para saber mais sobre esse novo serviço da Central 135, clique aqui.

 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Jamille NovaesJamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.