O INSS tem algumas modalidades de aposentadoria, uma delas conhecida por ser voltada aos trabalhadores com algum problema de saúde. A chamada aposentadoria por invalidez passou por mudanças nos últimos anos. Para ter acesso a ela é necessário primeiro solicitar um outro benefício; entenda melhor.
A aposentadoria por invalidez mudou e agora é chamada de Benefício por Incapacidade Permanente. Ela continua sendo paga pelo INSS aos trabalhadores que não têm condições de realizar suas atividades funcionais. Isso significa que ele precisará ter uma renda mensal para se manter.
Vale lembrar que o benefício só é concedido quando constada a incapacidade permanente de realização de qualquer atividade laborativa. É sempre bom informar esse ponto, porque uma das etapas que antecede a concessão é a reabilitação profissional.
Nesse procedimento o trabalhador é inserido em uma outra atividade laboral (de trabalho). Quando isso não é possível, ele pode ser aposentado.
Doenças que dão direito à aposentadoria direta
- Lesões cerebrais;
- Esclerose múltipla;
- Transtornos depressivos;
- Transtornos de ansiedade;
- Esquizofrenia;
- Insuficiência cardíaca;
- Doença coronariana;
- Artrite reumatoide;
- Lúpus;
- Câncer de diversos tipos;
- Doença pulmonar obstrutiva crônica;
- Fibrose pulmonar.
Sabia que alguns benefícios do INSS podem ser acumulados, fazendo o segurado receber mais? Nesta matéria eu te explico quais são eles.
Como dar entrada na aposentadoria por incapacidade permanente?
Essa modalidade de aposentadoria é concedida a partir do Benefício por Incapacidade Temporária, o antigo auxílio-doença. Quando o segurado que está em gozo desse benefício não tem condições de voltar ao trabalho nem passar por uma recolocação profissional, ele está apto à aposentadoria. Para a solicitação siga os passos abaixo:
- Acesse o Meu INSS
- Clique em “Entrar com Gov.br”
- Faça login no sistema
- Escolha a opção “Novo pedido”
- Ou use o campo editável onde constam a pergunta “Do que você precisa?” e uma lupa. Digite a palavra “incapacidade” e selecione o requerimento: “Pedir Benefício por Incapacidade”.
Vale lembrar que é necessário ter documentação médica que comprove a necessidade do benefício.
Segundo a especialista do FDR, Laura Alvarenga, um novo procedimento do INSS está cortando a aposentadoria por incapacidade permanente, saiba mais.