O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) está fazendo um novo alerta sobre tentativas de golpe contra aposentados e pensionistas. De acordo com o Instituto, milhares de idosos correm risco porque os bandidos estão entrando em suas casas fingindo ser funcionários da Previdência Social.
Depois dos relatos de que pessoas estão comparecendo até a casa de aposentados e pensionistas com a justificativa de que fazem parte do INSS, o Instituto resolveu se posicionar.
O golpe está sendo aplicado em todo lugar do país e traz consequências financeiras, além de colocar a vida do cidadão em risco ao receber o bandido na sua casa.
Golpe da prova de vida do INSS
De acordo com o INSS, os criminosos estão usando crachás falsos para fingir que são representantes da Previdência Social. Ao chegar até o endereço do aposentado ou pensionista, eles solicitam a entrada no imóvel para comprovação de vida.
Na ocasião, solicitam que o cidadão apresente um documento com foto, assine papéis levados por eles, e ainda seja fotografado. Com esses dados em mãos os bandidos podem: abrir conta em nome do aposentado, pedir empréstimo sem sua autorização, mudar senhas e acessos.
É por isso que o INSS informa: nenhum funcionário está autorizado a comparecer pessoalmente até a casa dos segurados. Por isso, não abra a porta de casa para estranhos. A prova de vida também esta suspensa, eu explico mais sobre isso nesta matéria.
Como se proteger de golpes usando o INSS?
O INSS criou uma ação para chamar atenção dos beneficiários, a ideia é evitar que mais pessoas caiam em golpes e sejam prejudicadas. Para isso, também listou algumas recomendações importantes:
- Tentivas de golpes devem ser denunciadas pelo site https://gov.br/falabr ou pelo telefone 135;
- A polícia também pode ser acionada;
- Nunca forneça informações pessoais, senhas ou qualquer outro dado para terceiros;
- Não abra a porta da sua casa para falsos representantes do INSS.