Prova de vida do INSS tem NOVAS REGRAS anunciadas; veja como não ter o benefício suspenso

O INSS realiza o processo de prova de vida para garantir que os beneficiários da Previdência Social continuem recebendo os valores de aposentadorias, pensões e auxílios corretamente e que não ocorram bloqueios.

Prova de vida do INSS tem NOVAS REGRAS anunciadas; veja
como não ter o benefício suspenso. (Imagem:  Jeane de Oliveira/ FDR)

Porém, desde a pandemia da Covid-19, a prova de vida passou por mudanças que continuam até hoje. Assim, os beneficiários não precisam mais se dirigir à agência para realizar a prova de vida, o processo pode ser realizado de diversas formas

O Instituto precisa verificar se os beneficiários estão vivos cruzando os dados de sua base com outras bases de órgãos públicos federais, estaduais, municipais e privados.

A especialista Lila Cunha, colaboradora do FDR, comenta mais sobre o INSS, confira.

Prova de vida online

Para não ter o benefício suspenso, é importante realizar a comprovação de vida de várias formas, sendo as principais:

  • Acesso ao aplicativo ‘Meu INSS’ ou aplicativos que possuem certificação e controle de acesso;
  • Receber pagamento de benefício através de biometria;
  • Realizar empréstimo consignado com biometria;
  • Fazer atualizações no Cadastro Único (CadÚnico).

Já os servidores públicos federais inativos e pensionistas da União só poderão realizar a comprovação digital através dos aplicativos ‘Sougov.br’ e ‘Gov.br’. Caso o beneficiário prefira, também pode se dirigir até a agência bancária em que o pagamento é realizado.

O pagamento deverá continuar sendo realizado no mês do aniversário do beneficiário.

Quem precisa fazer a prova de vida?

A prova de vida é obrigatória para aposentados, pensionistas e pessoas que recebem benefícios do INSS para evitar fraudes e garantir que os segurados continuem recebendo seus benefícios sem interrupções.

Além disso, a prova de vida também ajuda a manter os registros do Governo Federal atualizados, facilitando a gestão eficiente dos pagamentos e evitando problemas como pagamentos incorretos.

 

Yasmin Nascimento
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP) com MBA em Digital Strategy, também pela Unicap. Com experiência em redação e redes sociais.