ALERTA! Botão no WhatsApp faz brasileiros cairem em golpe e perder dinheiro

Usuários do WhatsApp podem se tornar vítimas de um golpe e perder dinheiro sem nem perceber. Ferramenta do aplicativo de comunicação tem sido usada por criminosos no Brasil. Entenda melhor e veja como se proteger.

ALERTA! Botão no WhatsApp faz brasileiros caírem em golpe e perder dinheiro (Imagem: FDR)

O WhatsApp é o principal aplicativo de comunicação usado no Brasil para conversas informais e até com empresas. A facilidade no uso, as mensagens instantâneas e os diversos recursos, incluindo a possibilidade de realização de chamadas, são pontos atrativos.

Mas, o que era para ajudar e facilitar a vida tem se tornado uma ferramenta para golpes que fazem as vítimas perderem dinheiro.

Golpes via WhatsApp

  • Um levantamento da Mobile Time e Opinion Box apontou que 43% dos brasileiros que utilizam o aplicativo já foram vítimas de tentativa de golpe.
  • Geralmente os criminosos conseguem o número das vítimas em bancos de dados e a partir disso tentam aplicar algum golpe.
  • O mais recente é o chamado “Botão do limpa tudo”, que induz a vítima a clicar em um botão.
  • A promessa é de ganhar alguma premiação ou bonificação, acontece que ao clicar nesse botão os dados são roubados e um grande estrago pode ser feito.
  • Em outros golpes a vítima acaba cedendo o acesso ao seu aparelho sem perceber, com isso os golpistas passam a ter acesso as contas bancárias e dados pessoais.

Como se proteger de golpes pelo WhatsApp?

  • A primeira grande dica é não clicar em links ou botões desconhecidos.
  • Além disso, não baixe aplicativos que não conhece, mesmo que eles pareçam interessantes.
  • Também é importante manter um antivírus baixado e atualizado no celular.
  • Sempre que receber uma mensagem suspeita de algum contato, tente confirmar a identidade antes de enviar qualquer informação.
  • Por fim, tenha uma senha em seu aparelho e nos aplicativos importantes que só poderão ser desbloqueados por você mesmo.

Segundo a especialista do FDR, Laura Alvarenga, o Nubank anunciou uma novidade envolvendo o WhatsApp, saiba mais.

 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Jamille NovaesJamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.