Perdeu seu RG? Veja como tirar nova via mais moderna e gratuita

Todo cidadão brasileiro precisa ter sua identificação civil. A forma de ser reconhecido em locais públicos ou privados é o RG, mas se perder o documento impresso o indivíduo pode ser tratado como indigente. Para evitar consequências, saiba como emitir uma nova versão mais moderna e gratuita da sua identidade. 

rg
Perdeu seu RG? Veja como tirar nova via mais moderna e gratuita
(Foto: Jeane de Oliveira/FDR)

O RG deve ser apresentado como forma de identificação pessoal, em consultas médicas, em entrevista de emprego, no banco e tantas outras situações. Hoje, os cidadãos podem emitir a CNI (Carteira Nacional de Identificação) que é a versão mais moderna do documento de identificação.

Como tirar o RG de forma totalmente gratuita?

Atualmente, existem duas formas de conseguir tirar o RG de forma totalmente gratuita. São elas:

  • Emitindo a versão atual do RG e assinando o atestado de pobreza durante a emissão, nele o cidadão informa que não tem condições financeiras de arcar com o valor da taxa (pode ser necessário comprovação de renda, ou inscrição no Cadastro Único);
  • Emitindo a versão mais moderna do documento de identificação, a CNI. A primeira via do documento, bem como a sua renovação são totalmente gratuitos. Ele substituí o RG atual. 

Passo a passo para emitir a CNI 

O primeiro passo para emitir a CNI é verificar se o órgão responsável pela emissão de documentos do seu estado já está oferecendo essa opção. Eu listei os estados onde essa versão já está disponível, consulte por aqui.

O RG atual tem validade até 2032, por isso a versão mais moderna do documento é opcional. Nesta nova opção apenas o CPF será usado para identificar o cidadão, e o RG deixa de existir. 

  • Procure o órgão emissor de documentos no seu estado;
  • Solicite a emissão da CNI;
  • Compareça na data e hora marcada;
  • Leve o seu RG atual, e todos os outros documentos que deseja incluir;
  • Tire a foto 3×4;
  • Aguarde a liberação do documento.

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com