Perdeu seu RG? Veja como tirar nova via mais moderna e gratuita

Todo cidadão brasileiro precisa ter sua identificação civil. A forma de ser reconhecido em locais públicos ou privados é o RG, mas se perder o documento impresso o indivíduo pode ser tratado como indigente. Para evitar consequências, saiba como emitir uma nova versão mais moderna e gratuita da sua identidade. 

rg
Perdeu seu RG? Veja como tirar nova via mais moderna e gratuita
(Foto: Jeane de Oliveira/FDR)

O RG deve ser apresentado como forma de identificação pessoal, em consultas médicas, em entrevista de emprego, no banco e tantas outras situações. Hoje, os cidadãos podem emitir a CNI (Carteira Nacional de Identificação) que é a versão mais moderna do documento de identificação.

Como tirar o RG de forma totalmente gratuita?

Atualmente, existem duas formas de conseguir tirar o RG de forma totalmente gratuita. São elas:

  • Emitindo a versão atual do RG e assinando o atestado de pobreza durante a emissão, nele o cidadão informa que não tem condições financeiras de arcar com o valor da taxa (pode ser necessário comprovação de renda, ou inscrição no Cadastro Único);
  • Emitindo a versão mais moderna do documento de identificação, a CNI. A primeira via do documento, bem como a sua renovação são totalmente gratuitos. Ele substituí o RG atual. 

Passo a passo para emitir a CNI 

O primeiro passo para emitir a CNI é verificar se o órgão responsável pela emissão de documentos do seu estado já está oferecendo essa opção. Eu listei os estados onde essa versão já está disponível, consulte por aqui.

O RG atual tem validade até 2032, por isso a versão mais moderna do documento é opcional. Nesta nova opção apenas o CPF será usado para identificar o cidadão, e o RG deixa de existir. 

  • Procure o órgão emissor de documentos no seu estado;
  • Solicite a emissão da CNI;
  • Compareça na data e hora marcada;
  • Leve o seu RG atual, e todos os outros documentos que deseja incluir;
  • Tire a foto 3×4;
  • Aguarde a liberação do documento.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Lila Cunha
Autora é jornalista e atua na profissão desde 2013. Apaixonada pela área de comunicação e do universo audiovisual. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com