Os brasileiros que habilitam o seu cartão para pagamento por aproximação, estão sentindo os prejuízos dessa escolha. É que muitos deles são vítimas de golpes onde o seu dinheiro é roubado sem que ao menos o cidadão perceba que isso aconteceu.
Infelizmente, os golpes usando cartão estão cada vez mais comuns. Os brasileiros que têm a possibilidade de fazer pagamento por aproximação, que deveria ser mais vantajoso, acabam se decepcionando quando percebem que foram vítimas de fraudes. Por isso é necessário redobrar a atenção.
Golpe do pagamento por aproximação
Na pandemia de Covid-19 a tecnologia do pagamento por aproximação, chamado de NFC, ganhou mais força. Sem a necessidade de inserir a senha na maquininha, o uso evita o contato do cliente com a máquina, é mais rápido e deveria ser mais seguro porque evita que a senha seja vista.
No entanto, muitas pessoas estão relatando ser vítimas de golpes. De acordo com as informações os bandidos usam da seguinte estratégia:
- Os golpistas inserem um valor qualquer na maquininha de cartão, e passam pelas multidões encostando essa maquininha em bolsos de calças ou em bolsas;
- A ideia dos bandidos é conseguir que a tecnologia de aproximação do cartão ultrapasse o tecido e o valor cobrado pela maquininha seja pago pelo cidadão;
- Como não há necessidade de senha, só de aproximação, o golpe é aplicado.
Como proteger seu cartão de golpes por aproximação?
É hora de se manter cada vez mais em alerta, porque os golpes não param. Os bandidos encontram diferentes formas de fazer do cidadão uma vítima, e tirar o dinheiro que eles possuem. Um exemplo é golpe contra aposentados e pensionistas, que eu explico melhor nesta matéria.
Para continuar usando a tecnologia de pagamento por aproximação, mas com mais segurança, é importante:
- Limite no App do banco uma quantia máxima que pode ser debitada por aproximação;
- Desabilite o pagamentos por aproximação quando for frequentar lugares tumultuados, como shows, baladas, feiras, exposições, metrôs e outros;
- Inclua seu cartão em uma carteira digital, e faça o pagamento por aproximação apenas por ela. Neste caso, o cartão fica cadastrado no seu celular, e aproximação com o documento físico não libera o débito.