Cuidado! INSS faz alerta sobre golpe que tira dinheiro dos aposentados

Depois de relatos de que falsos funcionários estavam aplicando golpes em aposentados e pensionistas, o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) resolveu se posicionar. A denuncia foi feita por um servidor do Instituto e registrada em São Paulo. Antes que a situação se agravasse, as autoridades foram acionadas. 

golpe inss
Cuidado! INSS faz alerta sobre golpe que tira dinheiro dos aposentados (Foto: Jeane de Oliveira/FDR)

Dessa vez os golpistas estão usando a prova de vida do INSS como isca para fazer novas vítimas. Embora nenhum benefício possa ser cortado por falta de comprovação de vida até 31 de dezembro deste ano, muitos aposentados e pensionistas não sabem disso, e acabam caindo nas fraudes e sendo roubados.

Golpe da prova de vida do INSS

De acordo com as informações compartilhadas, bandidos estão usando crachás falsos e comparecendo até a residência dos aposentados do INSS. Ao chegar até o endereço, eles solicitam a entrada na casa do cidadão sob a justificativa de que precisam do documento e foto do segurado para prova de vida. 

A partir dessas informações, eles conseguem:

  • Contratar empréstimo consignado sem autorização do segurado, usando sua assinatura e sua foto;
  • Trocar os dados de acesso a aposentadoria ou pensão;
  • O segurado fica muito exposto, porque um bandido entra na sua casa e pode fazê-lo de refém. 

Como evitar cair em golpes que usam o INSS?

Para evitar passar por situações de golpes, os aposentados, pensionistas e os familiares dessas pessoas precisam reforçar sua atenção. Neste mês outro tipo de golpe já foi alertado pelo INSS, em que descontos indevidos estavam ocorrendo nos benefícios, eu expliquei mais sobre ele nesta matéria. 

Os cuidados necessários para não se prejudicar são:

  • Nunca abra a porta da sua casa para quem diz ser funcionário do INSS, o instituto não envia servidores para o endereço dos segurados;
  • Nunca passe seus dados pessoais, senha, foto ou assinatura para estranhos;
  • Use apenas os canais oficiais para falar com o INSS (Central de Atendimento, site ou aplicativo);
  • Em caso de dúvida ligue para o número 135 e confirme se a mensagem enviada pelo instituto é real. 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Lila Cunha
Autora é jornalista e atua na profissão desde 2013. Apaixonada pela área de comunicação e do universo audiovisual. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com