Falso aplicativo do Imposto de renda faz brasileiros cairem em GOLPE; veja como se proteger

Cidadãos que vão fazer a entrega da declaração do Imposto de Renda devem ficar atentos para não se tornarem vítimas de um novo golpe. Alerta foi feito pela própria Receita Federal. Prazo para entrega termina no próximo mês de maio.

Falso aplicativo do Imposto de Renda faz brasileiros caírem em GOLPE; veja como se proteger (Imagem:  Jeane de Oliveira/ FDR)

O prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda 2024 começou e com ele um novo golpe. Criminosos estão aproveitando um importante período e fazendo novas vítimas, o alerta é da Receita Federal, órgão responsável pelo recebimento das declarações. 

Para esse ano a Receita espera receber 43 milhões de declarações de pessoas físicas em todo o país.

Golpe na declaração do Imposto de Renda

  • Para fazer a declaração o contribuinte deve acessar o site ou baixar o aplicativo, é exatamente nesse momento que os golpistas atraem as vítimas.
  • A Receita informou que identificou campanhas maliciosas que tentam induzir os cidadãos a baixarem falsos aplicativos.
  • A partir disso os usuários acabam tendo perdas financeiras e os dados roubados.
  • E o pior, esses apps são disponibilizados nas lojas oficiais Google Play Store e Apple Store. Essa estratégia acaba fazendo com que as vítimas acreditem que estão acessando o aplicativo correto.
  • De acordo com a Receita um alerta foi emitido para o Centro de Prevenção, Tratamento e Resposta a Incidentes Cibernéticos de Governo (CTIR Gov).

Um novo lote residual da restituição já está disponível para saque, saiba mais.

Como não cair no golpe?

  •  No caso do contribuinte que precisa emitir o informe de rendimentos do INSS, é importante acessar apenas o site oficial do Instituto.
  • Já para as demais pessoas que precisam enviar os dados a entrega da declaração deve ser feita exclusivamente pelo site oficial ou pelo aplicativo, disponível para Android, e para IOS.
  • Além disso, jamais clique em anúncios sobre a declaração.

A especialista do FDR, Lila Cunha, explica como emitir o informe de rendimentos, confira

 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Jamille NovaesJamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.