Novidades estão sendo divulgadas para os moradores do estado do Maranhão, na região nordeste do país. As atividades econômicas, como o funcionamento dos comércios, começa a ser liberado de acordo com decisão do governo.
Na última quarta-feira (20), o governador Flavio Dino realizou um pronunciamento no qual detalha as alterações a serem realizadas no estado. Com isto, a partir desta segunda-feira (25) terá início a volta gradual do comércio.
Ainda segundo o governador, o processo de reabertura do comércio será realizado de forma gradual, sempre considerando a saúde dos moradores do estado. O protocolo foi definido pelo setor sanitário e Casa Civil.
Este processo irá durar 45 dias, mas ainda assim estará mantido o decreto no estado no qual impõe a restrição de circulação e de atividades comerciais durante a pandemia do novo coronavírus.
O cronograma foi definido da seguinte forma: a primeira reabertura será nesta segunda-feira (25) pelas empresas que são familiares, ou seja, aquelas que são gerenciadas e também trabalham apenas membros do próprio grupo familiar.
Segundo a ação, os comerciantes que atuam nesta situação devem seguir os protocolos de higiene, como o uso de máscaras e distanciamento social. Medida é válida para “Pequenas empresas que estejam situadas em qualquer cidade do Maranhão, menos no caso de shoppings”, disse o governador.