Devido o avanço da pandemia do coronavírus, o INSS decidiu prorrogar o período de fechamento de suas agências até dia 19 de junho. Fechadas desde o fim de março, as agências tinham previsto de reabertura para hoje, 22 de maio, o que acabou não acontecendo e novas prorrogações foram acontecendo.
Esta possível nova data de reabertura foi publicada hoje no Diário Oficial da União (DOU), através da Portaria Conjunta 17. A decisão é mais vez com a finalidade de proteger os funcionários e segurados em meio a pandemia, evitando aglomerações de pessoas.
Quem precisar dos serviços do instituto pode acessar o site ou aplicativo Meu INSS. Os casos em que é necessária a realização de perícia médica, o atendimento foi substituído temporariamente pelo envio de atestado no aplicativo ou site. O INSS vai antecipar parte do valor do benefício devido ao segurado.
Meu INSS
O aplicativo e site Meu INSS é a principal ferramenta de ligação entre o instituto e o segurado, e nele se encontram cerca de 90 serviços.
Para realizar o cadastro no Meu INSS, você vai precisar informar seu CPF, nome completo, data e local de nascimento e nome da mãe. Após isso será gerado um código de acesso provisório. Nesse momento você deve fazer login, com a senha provisória.
Logo em seguida, aparecerá mensagem informando que é necessário que você crie sua própria senha, que deve ser: alfanumérica, (Exemplo: Financa1).
O cadastro no Meu INSS pode ser feito pelo próprio aplicativo ou pelo site das seguintes instituições financeiras: Banco do Brasil, Banrisul, Bradesco, Caixa, Itaú, Mercantil do Brasil, Santander, Sicoob e Sicredi.
Alguns do serviços encontrados no portal
Aposentadorias Urbanas
Escolhendo essa opção, vão ser mostradas duas alternativas: Aposentadoria por Idade Urbana e Aposentadoria por Tempo de Contribuição. Por aqui, é feita então uma busca nos sistemas do INSS para saber se o benefício já pode ser concedido automaticamente.
Calculadoras
Esta ferramenta realiza uma busca automática de todas as informações e dados de vínculos do segurado registrados nos sistemas do INSS para calcular o tempo de contribuição, ou seja, quanto tempo falta para o segurado se aposentar.
Extrato para Imposto de Renda (IR)
É utilizado pelos beneficiários do INSS que precisam declarar imposto de renda (IR).