INSS prorroga QUARENTENA e divulga nova data de abertura das agências

Devido o avanço da pandemia do coronavírus, o INSS decidiu prorrogar o período de fechamento de suas agências até dia 19 de junho. Fechadas desde o fim de março, as agências tinham previsto de reabertura para hoje, 22 de maio, o que acabou não acontecendo e novas prorrogações foram acontecendo.

INSS prorroga QUARENTENA e divulga nova data de abertura das agências
INSS prorroga QUARENTENA e divulga nova data de abertura das agências (Imagem FDR)

Esta possível nova data de reabertura foi publicada hoje no Diário Oficial da União (DOU), através da Portaria Conjunta 17. A decisão é mais vez com a finalidade de proteger os funcionários e segurados em meio a pandemia, evitando aglomerações de pessoas.

Quem precisar dos serviços do instituto pode acessar o site ou aplicativo Meu INSS. Os casos em que é necessária a realização de perícia médica, o atendimento foi substituído temporariamente pelo envio de atestado no aplicativo ou site. O INSS vai antecipar parte do valor do benefício devido ao segurado.

Meu INSS

O aplicativo e site Meu INSS é a principal ferramenta de ligação entre o instituto e o segurado, e nele se encontram cerca de 90 serviços.

Para realizar o cadastro no Meu INSS, você vai precisar informar seu CPF, nome completo, data e local de nascimento e nome da mãe. Após isso será gerado um código de acesso provisório. Nesse momento você deve fazer login, com a senha provisória.

Logo em seguida, aparecerá mensagem informando que é necessário que você crie sua própria senha, que deve ser: alfanumérica, (Exemplo: Financa1).

O cadastro no Meu INSS pode ser feito pelo próprio aplicativo ou pelo site das seguintes instituições financeiras: Banco do Brasil, Banrisul, Bradesco, Caixa, Itaú, Mercantil do Brasil, Santander, Sicoob e Sicredi.

Alguns do serviços encontrados no portal

Aposentadorias Urbanas

Escolhendo essa opção, vão ser mostradas duas alternativas: Aposentadoria por Idade Urbana e Aposentadoria por Tempo de Contribuição. Por aqui, é feita então uma busca nos sistemas do INSS para saber se o benefício já pode ser concedido automaticamente.

Calculadoras

Esta ferramenta realiza uma busca automática de todas as informações e dados de vínculos do segurado registrados nos sistemas do INSS para calcular o tempo de contribuição, ou seja, quanto tempo falta para o segurado se aposentar.

Extrato para Imposto de Renda (IR)

É utilizado pelos beneficiários do INSS que precisam declarar imposto de renda (IR).

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.