Os brasileiros que ainda não se atualizaram precisam estar atentos as novas regras. Quem tem um CPF em situação regular, com número final do 1 ao 0 já pode emitir a CNI (Carteira Nacional de Identificação). O documento é mais completo do que o atual RG porque incluí vários registros em uma única carteira.
O objetivo da nova carteira de identidade é padronizar a emissão do documento em todos os estados. Isso porque hoje o brasileiro consegue emitir um número de RG diferente em cada uma das unidades federativas do país. Ou seja, a mesma pessoa pode ter o RG com uma sequência em São Paulo, e outra sequência em Pernambuco.
Quais estados já emitir o novo RG?
De acordo com o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, atualmente 5 milhões de brasileiros já possuem a CNI, substituindo o RG. No entanto, o documento ainda não está disponível em todas as unidades federativas do país, mas sim em 23 das 27 regiões. Sendo eles:
- Distrito Federal;
- Acre;
- Alagoas;
- Amazonas;
- Ceará;
- Espírito Santo;
- Goiás;
- Maranhão;
- Mato Grosso;
- Mato Grosso do Sul;
- Minas Gerais;
- Pará;
- Paraíba;
- Paraná;
- Pernambuco;
- Piauí;
- Rio de Janeiro;
- Rio Grande do Norte;
- Rio Grande do Sul;
- Rondônia;
- Santa Catarina;
- São Paulo;
- Sergipe;
- Tocantins.
O RG atual perdeu a validade?
Não! Os brasileiros podem manter a calma, porque o RG atual ainda é válido até 2030. Ainda assim, quem vai fazer a segunda via do documento já pode optar por emitir a versão mais moderna. Nesta matéria eu listei todos os registros que podem ser inclusos na CNI.
Outro ponto importante é que ao emitir a nova carteira de identidade o cidadão vai perceber que o número de RG vai deixar de existir. Agora, a única identificação do brasileiro será o CPF que é o mesmo independente do estado que esteja.
Onde emitir a nova carteira de identidade?
Quem for renovar seu documento, ou quiser emitir a CNI para estar mais atualizado, deve procurar a instituição de emissão de registro civil do seu estado. Há locais em que o Detran realiza esse trabalho, em outros o processo é feito em delegacia civil.
Neste caso, basta:
- Procure o órgão emissor de documento do seu estado;
- Solicite a emissão da CNI;
- Leve todos os documentos que deseja incluir na carteira;
- Aguarde a emissão.