Idosos comemoram anuncio do INSS que afetará o seu bolso

O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) deu início a 2024 atualizando o valor de salários dos idosos que são aposentados ou pensionistas. Além de aumentar em pelo menos 3,71% o benefício previdenciário, o Instituto ainda anunciou outra decisão que vai dar mais crédito a esse público.

Idosos comemoram anuncio do INSS que afetará o seu bolso
Idosos comemoram anuncio do INSS que afetará o seu bolso (Imagem: FDR)

No último ano houveram muitas discussões sobre a taxa de juros das operações de consignado no INSS. Os bancos chegaram a protestar contra a Previdência Social até que chegassem a um consenso. Neste ano, os idosos se surpreenderam com a nova aprovação sobre empréstimo e cartão consignados.

INSS diminuí juros e aumenta margem do consignado

A partir de janeiro deste ano, os idosos que contratarem crédito consignado terão condições mais vantajosas. É que os bancos devem adotar novos valores para aposentados e pensionistas do INSS, tanto na taxa de juros mensal como na margem de desconto do salário.

A margem é um dos fatores mais importantes para conseguir empréstimo, porque se for totalmente comprometida o cidadão fica proibido de contratar um novo crédito. Mas, se houver um limite em que seja possível a liberação de novos valores, há aprovação.

  • Taxa de juros:
    • 1,76% para empréstimo (ante 1,80%);
    • 2,61% para cartão de crédito (ante 2,67%).
  • Margem consignado: 45% do valor do benefício;
    • 35% para empréstimo pessoal consignado;
    • 5% para o cartão de crédito consignado;
    • 5% para o cartão consignado de benefício.

Como consultar o melhor banco para pedir empréstimo?

O INSS libera aos idosos a chance de consultar em qual banco o crédito consignado está mais vantajoso. Para isso, sem login o aposentado pode verificar no Meu INSS as taxas de juros para empréstimo e cartão em cada um dos bancos licenciados para oferecer esses produtos.

Atualmente, o banco de destaque é o Bancoob em que o empréstimo possuí juros de 1,41% ao mês.

  • Acesse o Meu INSS (site ou aplicativo);
  • Sem login, clique em “Taxa de juros”;
  • O sistema vai mostrar imediatamente a lista com os bancos que possuem as menores taxas. Mas é possível pesquisar pelo nome da instituição no campo de busca que fica disponível.

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com