Idosos comemoram anuncio do INSS que afetará o seu bolso

O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) deu início a 2024 atualizando o valor de salários dos idosos que são aposentados ou pensionistas. Além de aumentar em pelo menos 3,71% o benefício previdenciário, o Instituto ainda anunciou outra decisão que vai dar mais crédito a esse público.

Idosos comemoram anuncio do INSS que afetará o seu bolso
Idosos comemoram anuncio do INSS que afetará o seu bolso (Imagem: FDR)

No último ano houveram muitas discussões sobre a taxa de juros das operações de consignado no INSS. Os bancos chegaram a protestar contra a Previdência Social até que chegassem a um consenso. Neste ano, os idosos se surpreenderam com a nova aprovação sobre empréstimo e cartão consignados.

INSS diminuí juros e aumenta margem do consignado

A partir de janeiro deste ano, os idosos que contratarem crédito consignado terão condições mais vantajosas. É que os bancos devem adotar novos valores para aposentados e pensionistas do INSS, tanto na taxa de juros mensal como na margem de desconto do salário.

A margem é um dos fatores mais importantes para conseguir empréstimo, porque se for totalmente comprometida o cidadão fica proibido de contratar um novo crédito. Mas, se houver um limite em que seja possível a liberação de novos valores, há aprovação.

  • Taxa de juros:
    • 1,76% para empréstimo (ante 1,80%);
    • 2,61% para cartão de crédito (ante 2,67%).
  • Margem consignado: 45% do valor do benefício;
    • 35% para empréstimo pessoal consignado;
    • 5% para o cartão de crédito consignado;
    • 5% para o cartão consignado de benefício.

Como consultar o melhor banco para pedir empréstimo?

O INSS libera aos idosos a chance de consultar em qual banco o crédito consignado está mais vantajoso. Para isso, sem login o aposentado pode verificar no Meu INSS as taxas de juros para empréstimo e cartão em cada um dos bancos licenciados para oferecer esses produtos.

Atualmente, o banco de destaque é o Bancoob em que o empréstimo possuí juros de 1,41% ao mês.

  • Acesse o Meu INSS (site ou aplicativo);
  • Sem login, clique em “Taxa de juros”;
  • O sistema vai mostrar imediatamente a lista com os bancos que possuem as menores taxas. Mas é possível pesquisar pelo nome da instituição no campo de busca que fica disponível.

Lila Cunha
Autora é jornalista e atua na profissão desde 2013. Apaixonada pela área de comunicação e do universo audiovisual. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: [email protected]