Começou nesta quinta-feira (25) o calendário de pagamentos do BPC (Benefício de Prestação Continuada). O valor foi reajustado com base em dois índices inflacionários dos últimos anos, e segue como referência o salário mínimo do país. Os depósitos vão até o dia 7 de fevereiro.
O pagamento do BPC segue o salário mínimo do país, a quantia paga nunca pode ser menor que o piso que ficou decidido nacionalmente. A quantia é repassada pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), mas não exige que os contemplados tenham feito contribuições. O repasse é assistencial.
Reajuste no valor do BPC em 2024
O reajuste do BPC em 2024 usou dois índices inflacionários. Neste ano o governo voltou a usar na política de valorização do salário mínimo a inflação do ano anterior (2023), somada ao PIB (Produto Interno Bruto) de dois anos atrás (2022).
Diante disso, o aumento foi de 6,97% comparado ao salário do ano passado. A partir deste mês de janeiro os 5,7 milhões de beneficiados pelo auxílio passam a receber:
- Salário do BPC em 2024: R$ 1.412,00.
A quantia somente será menor para aqueles que contrataram ou vão contratar empréstimo consignado. Neste caso haverá um desconto de até 35% do auxílio para o pagamento das parcelas.
Calendário de pagamentos do BPC em janeiro
Os pagamentos do BPC acontecem em pelo menos dez dias úteis. Os segurados precisam aguardar o depósito na sua conta que é feito pelo INSS. A cada dia útil um novo grupo é contemplado, eles são divididos por meio do último número do seu benefício, aquele que antecede o hífen.
É possível consultar o valor e a data de saque na opção “Extrato de pagamentos”, disponível no Meu INSS.
- Final 1: 25 de janeiro;
- Final 2: 26 de janeiro;
- Final 3: 29 de janeiro;
- Final 4: 30 de janeiro;
- Final 5: 31 de janeiro;
- Final 6: 1 de fevereiro;
- Final 7: 2 de fevereiro;
- Final 8: 5 de fevereiro;
- Final 9: 6 de fevereiro;
- Final 0: 7 de fevereiro.