A cesta básica do Bolsa Família é um benefício que está disponível para mais de 21 milhões de famílias em situação de vulnerabilidade social. Nós detalhamos tudo o que você precisa saber sobre esse assunto para que não haja mais dúvidas sobre os seus direitos.
Antes de qualquer coisa, é preciso entender que a gestão da cesta básica do Bolsa Família não é uma responsabilidade do Governo Federal, sendo um recurso distribuído pelas prefeituras e governos estaduais.
Dependendo da estratégia adotada pelos prefeitos e governadores, a distribuição da cesta básica pode ser feita através da emissão de cartões para permitir aos beneficiários a escolha e compra de alimentos conforme suas necessidades. Não há um valor padrão, no entanto, a média fica entre R$150 e R$300.
Como receber cesta básica do Bolsa Família?
Para ser contemplado com a cesta básica, basta fazer a inscrição no Cadastro Único (CadÚnico). No entanto, critérios específicos e restrições podem complicar o processo.
Rendas recentes, beneficiários de seguro-desemprego, aposentados, participantes de outros programas e membros do serviço público podem se deparar com obstáculos para receber o benefício.
Inscrição na Cesta Básica do Bolsa Família
As regras da cesta básica do Bolsa Família impõe critérios específicos em cada estado do Brasil. A limitação de renda, geralmente até três salários mínimos, e a inscrição no CadÚnico são comuns.
No entanto, restrições podem excluir famílias com renda mensal no último ano, beneficiários de seguro-desemprego, membros ligados ao serviço público ou recebedores de outros auxílios governamentais, exceto o Bolsa Família.
De modo geral, siga o passo a passo abaixo para garantir o seu direito ao benefício:
- Visita ao CRAS: Busque orientações no Centro de Referência de Assistência Social para compreender critérios de liberação.
- Assistência Social: No CRAS, assistentes sociais oferecem atendimento detalhado, explicando critérios específicos e respondendo todas as dúvidas.
- Cadastro Único Atualizado: Manter o Cadastro Único atualizado é necessário para assegurar o recebimento do benefício.
- Entrega de Documentações: Documentos de identificação, CPF, comprovante de residência, título de eleitor e certidão de nascimento são necessários.