Inscrição Cadastro Único 2024: Veja como registrar sua família no CadÚnico (Passo a Passo)

O Cadastro Único é destinado a famílias em vulnerabilidade social, com a renda bruta mensal familiar menor que meio salário mínimo por pessoa. Veja abaixo o passo a passo para inscrever sua família no CadÚnico.

Cadastro Único 2024: veja como se inscrever para receber os benefícios federais
Inscrição Cadastro Único 2024: Veja como registrar sua família no CadÚnico (Passo a Passo) (Imagem: FDR)

O processo de inscrição é simples, no entanto, é preciso seguir algumas preferências anunciadas pelo Governo. Como:

  • Designar um membro responsável pela família, preferencialmente uma mulher, para fornecer informações durante o cadastro.
  • O responsável deve residir na mesma casa que os demais membros e ter pelo menos 16 anos.
  • Apresentar CPF ou Título de Eleitor do responsável é necessário durante o cadastro.

https://youtu.be/RYJ93e1ogt4

Como se inscrever no Cadastro Único

Pré-Cadastro via Aplicativo:

Em março de 2022, foi lançado o aplicativo do Cadastro Único, permitindo o pré-cadastro. Essa etapa é importante para iniciar o processo de inclusão da família no sistema do Governo Federal de forma mais rápida.

Para ter acesso ao sistema, basta baixar o aplicativo no seu celular e fazer o login com a conta Gov.br (veja como criar uma). No momento da inscrição, você vai detalhar a composição da sua família.

Apesar do processo ser digital, você precisará comparecer presencialmente até um posto de atendimento do Cadastro Único em seu município em até 240 dias para confirmar e complementar os dados. Somente assim o cadastro será concluído.

Além disso, será necessário apresentar alguns documentos, como:

  • CPF
  • Título de Eleitor
  • RG original
  • Certidão de Nascimento
  • Carteira de Vacinação
  • Comprovante de Matrícula Escolar (se houver filhos)

Entrevista do CadÚnico

No posto de atendimento municipal, a equipe do Cadastro Único coletará informações adicionais sobre domicílio, família, escolaridade, trabalho e remuneração.

Esses dados são importantes para avaliar a situação socioeconômica da família e determinar a elegibilidade para programas e benefícios sociais. Dessa forma, não minta ou omita nenhuma informação, pois elas poderão ser analisadas futuramente.

Atualização do Cadastro Único

Ainda não há prazos divulgados para atualizações em 2024, mas em 2023, o Governo Federal estabeleceu um prazo de 60 dias, a contar de abril, para que beneficiários atualizassem suas informações em unidades do CRAS ou postos do CadÚnico. O prazo encerrou em 16 de junho.

Ariel França
Sou produtor multimídia com mais de 10 anos de experiência. Formado em Jornalismo e pós-graduado em Direito Administrativo e Gestão Pública. Concentro-me em simplificar temas complexos, como finanças, gestão pública e administração, para torná-los acessíveis a todos os públicos. Acredito na importância de uma comunicação responsável e de alta qualidade em todas as mídias, mantendo-me atualizado constantemente para atender às demandas do mercado de forma competente.