Parcelamento simplificado do IPTU 2024: entenda como funciona e seus juros

As prefeitura permitem que o próprio contribuinte escolha como vai pagar o IPTU 2024 (Imposto Predial e Territorial Urbano). Uma das opções mais escolhidas é o parcelamento do valor total, minimizando o peso do imposto que ocupará pequena parte do orçamento todos os meses. Entenda quando é a melhor opção.

Parcelamento simplificado do IPTU 2024: entenda como funciona e seus juros
Parcelamento simplificado do IPTU 2024: entenda como funciona e seus juros (Imagem: FDR)

Cada prefeitura oferece as formas de pagamento do IPTU 2024 conforme as suas regras. Todas dão ao contribuinte pelo menos duas opções para quitar o débito que é anual: contribuição à vista com desconto, ou parcelamento em até 11 meses dependendo do município.

Parcelamento do IPTU 2024 tem juros?

Não! O parcelamento do IPTU 2024 não tem juros caso seja feito dentro dos vencimentos estabelecidos pelo governo municipal. Ou seja, quem opta por dividir o valor total do imposto pode diminuir o impacto de uma cobrança grande que seria feita em um único mês.

As regras de pagamento, na grande maioria das cidades, funciona assim:

  • Quem opta por pagar todo o valor à vista e dentro do primeiro vencimento consegue descontos de 3% a mais de 10%;
  • Aqueles que optam por pagar o imposto parcelado devem fazer o primeiro pagamento dentro do vencimento para demonstrar interesse em dividir a quantia;
  • Quem não fez o pagamento à vista, e não pagou a primeira parcela dentro do prazo, terá que obrigatoriamente pagar o imposto de uma única vez sem desconto.

Posso contestar o valor do IPTU 2024?

Quem não concordar com o valor do IPTU 2024 pode contestar a cobrança na prefeitura. O valor final é resultado da multiplicação do preço de mercado daquela propriedade, conforme avaliação do governo municipal, e da alíquota de cobrança para aquela categoria de imóvel.

Ou seja, a prefeitura avalia o quanto vale aquela propriedade conforme a sua localização, tamanho em m², infraestrutura e uso de serviços públicos (saneamento, iluminação). E multiplica essa quantia por uma porcentagem definida por lei, podendo ser maior para imóveis comerciais.

Para contestar o resultado final o morador vai precisar:

  • Provar de forma documentada (planta da casa, escritura, e outros) que o imóvel não vale o valor apresentado pela prefeitura;
  • Apresentar na prefeitura (online ou presencial) um requerimento de contestação do IPTU 2024;
  • Aguardar a análise do governo sobre a possibilidade de redução.

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com