Prefeitura de SP divulga valor do IPTU 2024 e surpreende com aumento de preço

Foi divulgado pela prefeitura de São Paulo (SP) o edital com todas as informações sobre o valor do IPTU 2024 (Imposto Predial e Territorial Urbano). Neste ano chamou atenção o fato do imposto ter aumentado em 4,3%. Os contribuintes já podem consultar a guia de pagamento online.

Prefeitura de SP divulga valor do IPTU 2024 e surpreende com aumento de preço
Prefeitura de SP divulga valor do IPTU 2024 e surpreende com aumento de preço (Imagem FDR)

A prefeitura não explicou o motivo pelo qual o valor do IPTU 2024 ficou 4,3% maior. No entanto, é comum que o governo municipal opte por elevar o imposto baseado no índice inflacionário do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15) que ficou em 4,72% no ano passado.

Calendário de pagamentos do valor do IPTU 2024

Para descobrir o valor do IPTU 2024 o contribuinte pode acessar o canal online da prefeitura de São Paulo. É possível escolher entre três formas de pagar o imposto, conforme o calendário divulgado.

Quem escolher por pagar o imposto à vista, terá um desconto de 3% no tributo. Também há a opção de pagamento em dez parcelas.

  • No dia escolhido: para os contribuintes que fizeram opção via atualização cadastral;
  • No dia 9 ou no dia 14: para os contribuintes que não fizeram opção de dia de vencimento;
  • No dia 20: para os contribuintes que optaram pela notificação por administradoras de imóveis, vencendo a primeira parcela no mês de março.

O calendário completo contendo a data exata de vencimento, bem como quando o boleto deve chegar no endereço do contribuinte, podem ser consultados neste edital.

Onde pagar o IPTU de São Paulo em 2024

De acordo com a prefeitura de São Paulo, o pagamento do valor do IPTU 2024 pode ser feito em diferentes canais. São eles:

  • Por meio do boleto que é enviado no endereço do contribuinte, ou emitido online;
  • Via PIX com QR Code disponível online;
  • Nos terminais de autoatendimento ou pelo internet banking;
  • Nos guichês de caixa e nas lotéricas – para esses canais é necessário o documento impresso, informou a gestão municipal;
  • Ao colocar a parcela em débito automático.

Lila Cunha
Autora é jornalista e atua na profissão desde 2013. Apaixonada pela área de comunicação e do universo audiovisual. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: [email protected]