O pagamento de janeiro do programa Bolsa Família foi confirmado pelo Governo Federal. Veja abaixo todas as informações sobre os depósitos desse mês e as regras que são necessárias seguir para receber o valor.
Vale lembrar que não há nenhuma relação direta entre o aumento no salário mínimo e o Bolsa Família, ou seja, o valor do benefício continuará sendo de R$ 600, o mesmo do ano passado.
Apesar disso, o governo tem a prerrogativa de ajustar o benefício básico acima da inflação para salvaguardar o poder de compra das famílias beneficiadas. No entanto, o orçamento de 2024 não prevê nenhuma alteração no valor mínimo do Bolsa Família.
Como receber o benefício?
Para se qualificar para o Bolsa Família, as famílias devem atender aos critérios de renda classificados como “pobreza” ou “extrema pobreza”. O Ministério da Cidadania estabelece a renda mensal máxima em R$ 218,00 por pessoa na família.
Além disso, as famílias beneficiárias também são solicitadas a cumprir compromissos nas áreas de saúde e educação, incluindo:
- Realização do acompanhamento pré-natal;
- Acompanhamento do calendário nacional de vacinação;
- Avaliação periódica do estado nutricional das crianças menores de 7 anos;
- Frequência escolar mínima de 60% para crianças de 4 a 5 anos e 75% para beneficiários de 6 a 18 anos incompletos que não tenham concluído a educação básica;
- Manutenção do Cadastro Único atualizado, pelo menos a cada 24 meses.
Calendário de Pagamentos do Bolsa Família
O Governo Federal já divulgou o cronograma de pagamentos do benefício para janeiro, organizado de acordo com o Número de Identificação Social (NIS) de cada família:
- NIS final 1: 18 de janeiro;
- NIS final 2: 19 de janeiro;
- NIS final 3: 22 de janeiro;
- NIS final 4: 23 de janeiro;
- NIS final 5: 24 de janeiro;
- NIS final 6: 25 de janeiro;
- NIS final 7: 26 de janeiro;
- NIS final 8: 29 de janeiro;
- NIS final 9: 30 de janeiro;
- NIS final 0: 31 de janeiro.
Este compromisso contínuo com a assistência financeira reflete o empenho do governo em proporcionar suporte às famílias mais necessitadas, promovendo, assim, uma sociedade mais justa e igualitária.