O calendário de pagamentos do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) tem início na quinta-feira (21). Pelo menos 37 milhões de pessoas usam esse cronograma para receberem o seu salário todos os meses. Em dezembro algumas deles podem ser surpreendidas com a inclusão de bônus.
O INSS não antecipou o pagamento de dezembro mesmo com as festas de final de ano. Por isso, alguns aposentados e pensionistas receberão o salário deste mês depois da comemoração de Natal ou de Ano Novo. Os valores serão transferidos até 3 de janeiro.
Bônus salarial no INSS de dezembro
Há possibilidade de receber um valor maior de salário do INSS em dezembro. Não se trata do 13º salário que já foi pago entre os meses de maio e junho. Em novembro uma parte dos aposentados receberam o 13º proporcional, porque tiveram aprovação do seu benefício a partir de maio deste ano.
A quantia bônus mencionada trata na verdade da:
- Liberação de um valor maior após pedido de revisão feito na Justiça;
- Quem sentir que o salário pago não corresponde ao que foi contribuído, ou que precisa ser reajustado, pode entrar com uma ação solicitando o recálculo;
- A ação é demorada, mas se houver aprovação vai alterar o salário do segurado da Previdência Social.
Calendário de pagamentos do INSS
Os pagamentos do INSS começam na quinta-feira (21) com base no número final do benefício, o dígito que antecede o hífen. Quem recebe dois benefícios previdenciários, por exemplo, aposentadoria e pensão por morte, pode recebê-los em dias diferentes. O número identifica o salário e não o recebedor.
Pagamento de quem ganha o piso
- Final 1: 21 de dezembro;
- Final 2: 22 de dezembro;
- Final 3: 26 de dezembro;
- Final 4: 27 de dezembro;
- Final 5: 28 de dezembro;
- Final 6: 2 de janeiro;
- Final 7: 3 de janeiro;
- Final 8: 4 de janeiro;
- Final 9: 5 de janeiro;
- Final 0: 8 de janeiro.
Pagamento de quem ganha acima do piso
- Final 1 e 6: 2 de janeiro;
- Final 2 e 7: 3 de janeiro;
- Final 3 e 8: 4 de janeiro;
- Final 4 e 9: 5 de janeiro;
- Final 5 e 0: 8 de janeiro.