13º salário ou abono natalino? Entenda os valores extras do Bolsa Família em dezembro

Existem algumas notícias em circulação sobre o pagamento do 13º salário ou do abono natalino para quem recebe o Bolsa Família. Há, porém, algumas confusões em relação a isso já que o governo federal enfatizou várias vezes que não faria esse pagamento. Entenda onde e como o valor extra está sendo pago.

13º salário ou abono natalino? Entenda os valores extras do Bolsa Família em dezembro
13º salário ou abono natalino? Entenda os valores extras do Bolsa Família em dezembro (Imagem: FDR)

O pagamento do 13º salário acontece sempre no final do ano. Para quem é trabalhador com carteira assinada a quantia é dividida em duas vezes, sendo que a última parcela caí até o dia 20 de dezembro. Para quem recebe o Bolsa Família, porém, este acréscimo aconteceu de forma inédita no ano de 2019. 

Vai ter 13º salário no Bolsa Família?

Não! Não há pagamento de 13º salário pelo Bolsa Família por uma razão muito simples, este não é uma remuneração, mas sim um auxílio social. Segundo o ministro do Desenvolvimento Social (MDS), Wellington Dias, por se tratar de um benefício de complemento de renda não há liberação de 13º.

Em 2019, no primeiro ano do governo de Jair Bolsonaro (PL) foi liberado de forma inédita um bônus no pagamento de dezembro, mas que também não pode ser equiparado ao 13º salário. Isso porque, o 13º é um direito de todo trabalhador com carteira assinada e equivale ao salário bruto do cidadão.

Naquela ocasião o que houve foi um complemento do benefício do Bolsa Família. Esse complemento, porém, foi pausado e não ocorreu novamente. O governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) também não aprovou nenhum extra de forma permanente.

Vai ter abono natalino no Bolsa Família?

Sim! Mas calma, nem todos os inscritos no Bolsa Família receberão. O governo da Paraíba aprovou o abono natalino para 693 mil famílias que recebem o auxílio social. No calendário de dezembro, que vai do dia 11 ao dia 22, essas pessoas receberão:

  • R$ 64,00 para cada família.

Em Pernambuco também é liberado o abono, mas junto com o pagamento do mês de junho, por lá as famílias inscritas no programa recebem R$ 150 cada uma. O benefício é conhecido como 13º salário do Bolsa Família.

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com