Produto da Black Friday não serviu? Veja até quando você pode trocar

Quem comprou produtos na Black Friday deste ano, conseguiu economizar mais do que 30% em alguns casos. Essa economia pode ir por água abaixo caso a mercadoria não sirva, tenha vindo quebrada ou sequer tenha funcionado. Há, porém, direitos do consumidor mesmo em compras na promoção.

Produto da Black Friday não serviu? Veja até quando você pode trocar
Produto da Black Friday não serviu? Veja até quando você pode trocar (Imagem: FDR)

Embora o comércio estivesse animado com a Black Friday, os resultados ficaram abaixo do esperado. A Neotrust reportou uma queda de 14,4% nos ganhos do comércio digital. As empresas devem se preparar ainda para as trocas dos produtos, reclamações ou até devolução do dinheiro.

O que foi comprado na Black Friday pode ser trocado?

Há casos em que o produto comprado na Black Friday pode sim ser trocado pelo consumidor, respeitando seus direitos e obrigações previstos no Código de Defesa do Consumidor.

  • Caso o produto seja entregue com defeito, e este defeito não tenha sido informado antes da compra o prazo de reparo é de até 30 dias. Caso não haja reparo dentro do prazo, ele pode ser trocado;
  • Sem defeitos, o produto somente pode ser trocado se fizer parte de uma política da loja. Ou seja, caso no momento da compra a empresa informe que não faz a substituição, vale o que ficou decidido neste momento;
  • Segundo o Código de Defesa do Consumidor, o fornecedor não tem obrigação de trocar o produto se não apresentar vício ou defeito.

E se eu desistir da compra feita na Black Friday?

Por outro lado, o Código de Defesa do Consumidor prevê que o consumidor pode sim se arrepender da compra, inclusive aquela feita na Black Friday. Funciona assim:

  • Prazo de desistência de sete dias a partir da data da compra, com possibilidade de receber seu dinheiro de volta, sem que tenha que arcar com qualquer custo, inclusive de frete e outras taxas.

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com