Caiu em golpe nessa Black Friday? Veja como recuperar o seu dinheiro

Quanto mais um assunto é falado, maiores são as chances de ele se tornar alvo de bandidos. E claro que com a Black Friday não seria diferente, tanto que os especialistas orientam como não cair em fraude. Caso as dicas não sirvam mais e o mal já tenha sido feito, descubra como lidar com o golpe e recuperar a grana.

Caiu em golpe nessa Black Friday? Veja como recuperar o seu dinheiro
Caiu em golpe nessa Black Friday? Veja como recuperar o seu dinheiro (Imagem: FDR)

É muito comum se falar sobre a Black Fraude, uma crítica irônica ao evento da Black Friday, mas apelidando lojas que ao invés de promoções aplicam golpes. E estas fraudes vão desde vender produtos que não existem, até fingir que estão concedendo desconto quando na verdade o valor da mercadoria não mudou.

Dá para recuperar dinheiro perdido em golpe na Black Friday?

A resposta para sua pergunta é: depende. Conseguir o dinheiro de volta em uma prática de golpe na Black Friday vai depender de onde você comprou o produto. Por exemplo, se você adquiriu em uma loja física e percebeu que na verdade eles venderam outra mercadoria, fica mais fácil de exigir seu direito do consumidor.

Mas, quando se trata de um site falso, de um vendedor falso e enfim, de uma loja que sequer existe e só quis tirar seu dinheiro, a recuperação é mais complicada. Veja como agir:

Compra em loja física ou site de loja grande

Podem haver diversas situações. Como, o valor do produto era menor há uma semana, aumentou próximo a Black Friday e depois subiu de novo para falsa promoção. Você comprou uma mercadoria com especificações X e chegou em casa a mercadoria veio com especificações Y.

Enfim, estes casos de fraudes tratam do direito do consumidor, e tendo onde reclamar você deve:

  • Ir até a loja para pedir reembolso do valor pago, apresentando nota fiscal;
  • Enviar um e-mail para o SAC anexando a nota fiscal e solicitando o reembolso;
  • Registrar reclamação do Procon.

Lojas online

Os golpistas usam principalmente os sites falsos para aplicar golpes na Black Friday, é por isso que a recuperação do dinheiro fica mais difícil.

  • Registre um Boletim de Ocorrência;
  • Entre em contato com a operadora do seu cartão pedindo reembolso, ou cancelamento da compra na fatura.

Lila Cunha
Autora é jornalista e atua na profissão desde 2013. Apaixonada pela área de comunicação e do universo audiovisual. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: [email protected]