Prestes a ser liberado, o pagamento do 13º salário representa uma renda extra para milhões de trabalhadores brasileiros. O abono natalino, que pode ser pago em até duas parcelas, deverá começar a ser depositado no dia 30 de novembro.
Já a segunda parcela do direito trabalhista deverá ser depositada nas contas bancárias dos trabalhadores até o dia 20 de dezembro. O valor que será recebido é proporcional ao período trabalhado durante o ano.
Como saber quanto devo receber de 13º salário?
- Para quem exerceu a atividade formal durante todos os meses do ano, o pagamento representará uma parcela extra do salário;
- Já para os demais trabalhadores, o valor é proporcional;
- Para calcular, é preciso dividir o salário bruto por 12;
- Em seguida, o resultado deverá ser multiplicado pelos meses trabalhados;
- Regra está prevista na legislação trabalhista e deve ser cumprida por todas as empresas.
Veja aqui como calcular o valor do 13º salário
Caso encontre alguma discordância entre o valor depositado e o valor devido, o trabalhador deverá solicitar o contracheque. Como o 13º também sofre com descontos do INSS e do Imposto de Renda, a diferença no cálculo poderá ser constatada nessa retenção de valores.
No entanto, caso comprove uma diferença, é preciso buscar a gestão financeira da empresa e comunicar a falha. Caso a situação persista, a indicação é que o trabalhador busque seus direitos. Vale lembrar que, apesar de ser chamado de abono, o 13º salário é um direito do trabalhador e tem regras específicas que devem ser cumpridas.
Dessa forma, o descumprimento da legislação trabalhista pode acarretar inclusive em multas ou punições para as empresas. O trabalhador que se sentir prejudicado tem a opção de buscar uma orientação profissional por meio de um advogado. Também é possível buscar esse auxílio na defensoria pública do seu município.
Confira mais informações sobre o pagamento do 13º salário neste link.